Prefeito e Secretário de Educação lançam pedra fundamental da primeira escola integral de Contagem

Obra deve ser concluída em julho de 2018.

A Prefeitura de Contagem lançou na tarde desta sexta-feira (14), a pedra fundamental para a construção da primeira escola em Tempo Integral do município. Cerca de 350 estudantes participaram da festa. Eles assistiram a números artísticos circenses. A música do violinista, Flávio Monteiro, deu nota de como seria a apresentação da escola modelo. Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de deixar uma mensagem na cápsula do tempo que será aberta no ano de 2037.

O evento contou com a presença de autoridades políticas de Contagem, alunos e moradores do bairro Arvoredo. A escola contará com complexo de artes, espaço de práticas corporais e o espaço experimental. Todo projeto é sustentável. A iluminação será em led e haverá um sistema para reutilização de água pluvial, aquecimento solar e coleta seletiva. De acordo com o planejamento da Prefeitura de Contagem, serão construídas ainda mais sete escolas em tempo integral nos próximos quatro anos. “Essa será a primeira de oito escolas que receberão todo o equipamento necessário para o aprendizado. Queremos que a nossa cidade seja referência no ensino. Nos próximos três anos e meio vamos investir em nossas crianças e jovens”, destaca o prefeito Alex de Freitas.

A escola em Tempo Integral vai contar com piscina aquecida, ginásio poliesportivo, pistas de atletismo e skate, uma ampla biblioteca de dois andares, centro de línguas estrangeiras e salas de robótica. Os jovens terão um Espaço da Comunicação, onde farão uso de ferramentas na produção de sites, blogs, jornais e revistas digitais. “Meu sentimento é de alegria. Eu vejo que os jovens da região do Ressaca terão inclusão social e assim um futuro melhor”, salienta Marcina Ferreira, diretora da Escola Municipal Maria de Matos da Silveira.

A previsão é que o espaço esteja concluído até julho de 2018, quando serão recebidos mais de 600 alunos em tempo integral, do 1º ao 9º ano. A proposta da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) é que a instituição também atenda 2000 estudantes matriculados em outras instituições municipais de ensino da região. “A sensação como cidadão de Contagem, em poder levar a educação de qualidade para aqueles que precisam, é algo indescritível. A inclusão e a justiça social vai ser feito aqui nesse local”, enfatiza o Secretário de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves.

O modelo a ser implantado é uma novidade em Contagem e na Região Metropolitana. A obra está orçada em R$ 18 milhões, que serão somados a outros R$ 5 milhões em obras já efetuadas. O desembolso para as obras da primeira Escola em Tempo Integral ficará a cargo da MRV Engenharia, que realizará a obra como compensação por empreendimentos imobiliários efetuados em Contagem.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Newton de Castro Resende