Prazo para o cadastramento escolar termina dia 23

Responsáveis pelas crianças devem ficar atentos e realizar a inscrição para garantir vaga em 2018

A primeira semana de cadastramento escolar foi intensa nas escolas de Contagem. Cerca de 3467 alunos, divididos entre a rede infantil e fundamental do município, foram matriculados e estão com a vaga encaminhada para o próximo ano letivo. O prazo de inscrição vai de 12 a 23 de junho de 2017.

Para efetuar o cadastro basta aos pais, ou responsável legal do estudante, ir a um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) ou a uma escola municipal mais próxima de sua residência. Esse procedimento corresponde as crianças nascida entre 01/07/2012 e junho de 2017.

Já os responsáveis pelas crianças que vão ingressar o ensino fundamental e possuem seis anos completos ou que vão completar essa idade até 30 de junho de 2018, devem acessar o portal www.educacao.mg.gov.br e preencher o formulário de cadastro. Caso a pessoa não tenha acesso à internet é necessário procurar uma escola municipal e apresentar os seguintes documentos: Cópia e original da conta de luz da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado na inscrição; cópia e original da certidão de nascimento ou carteira de identidade.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) também reitera que os responsáveis pelas crianças com idade a partir de 4 anos têm o dever de as matricularem em uma rede de ensino. “É importante para o crescimento pedagógico dos estudantes efetuarem o cadastro. A legislação assegura a essas crianças o acesso a uma instituição de ensino”, explica Flávia Regina Silva, dirigente educacional da Seduc.

Desde o início do cadastramento escolar, o Cemei Carmem do Rosário Rocha está movimentado. “Eu recebo muitos familiares com o objetivo de conhecer as dependências da escola. A porta do Cemei está aberta para a comunidade e eles têm a liberdade de efetuarem o cadastro se assim desejarem”, ressalta Adriana Guimarães de Melo Oliveira, diretora.

O prazo de inscrição termina no dia 23 de junho. Se o responsável perder esse prazo, ele deve ficar atento à nova chamada de matrícula que deve ocorrer em fevereiro de 2018. 

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Newton de Castro Resende