Polícia militar realiza atividade esportiva para estudantes de Contagem

Ação é uma forma de promover a integração e a cultura da paz nas escolas

A polícia Militar realiza em Contagem o Torneio de Futsal Pela Paz. Os jogos envolvem 16 escolas da cidade, entre elas, 10 municipais. Durante três meses, estudantes entre 12 e 15 anos irão se enfrentar nas quadras escolares. O objetivo é promover a integração e repassar aos alunos conceitos de boas práticas. “Neste ano, além de pregarmos a paz estamos destacando a inclusão. O torneio faz com que os estudantes acreditem neles, no potencial que têm. O esporte é uma escolha positiva e prima a saúde”, destacou a cabo Patrícia Lopes.

O torneio é organizado pelo 18º Batalhão de Contagem e é uma das ações do Portfólio Patrulha Escolar. A Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias de Educação, Defesa Social e Cultura, Esporte e Juventude, é parceira do projeto. “Para a superintendência de Educação Integral a ação e tem tudo a ver com a intersetorialidade. O contato entre estudantes de diversas escolas é fundamental no processo de aprendizagem. Na medida em que eles passam a dialogar com outras realidades, conhecer outros espaços, eles se desenvolvem ainda mais”, enfatizou o assessor pedagógico da Seduc, Gustavo da Costa.

A solenidade de abertura da 2ª edição do Torneio de Futsal Pela Paz foi realizada na quadra do Colégio São Judas Tadeu. O evento contou com a participação do comandante do 18º Batalhão, tenente coronel Maurício José de Oliveira, do subsecretário de Segurança, coronel Irani Alvear, do secretário municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Hugo Vilaça e da superintendente de Prevenção e Uso de Drogas, Kátia Bordoni. “Esse projeto é essencial para nossos jovens. Não existe caminho melhor para combater as drogas e a violência do que o esporte”, destacou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Hugo Vilaça.

O campeonato será dividido em duas fases. A primeira de mata-mata e a segunda com jogos de ida e volta. O primeiro jogo foi entre a Escola Municipal Professora Maria Olintha e o Colégio São Judas Tadeu. A escola municipal levou a melhor; venceu por 6 a 5. “Ter esse contato com os policiais é importante porque eles nos ensinam a respeitar o próximo, ter espírito de equipe e praticar o esporte sem briga e com responsabilidade”, explicou o estudante do 9º ano da escola Professora Maria Olintha, Thalys Gabriel Viana.

Além de promover a paz, a inclusão e integração nas escolas, o torneio serve para destacar atletas. No ano passado, a adolescente de 15 anos, Lorrane Martins, atuou no time da Escola Municipal José Lucas Filho. Foi tão bem na competição que recebeu um convite para integrar a categoria de base do Clube Atlético Mineiro. “Esse torneio transformou minha vida. Fui artilheira na edição passada e um olheiro me convidou para fazer um teste no Atlético e passei. Meu sonho é ir mais longe e chegar à seleção”, comemorou Lorrane.

CLIQUE AQUI e confira mais fotos da solenidade.

Escolas participantes do Torneio de Futsal Pela Paz

Escola Municipais