Plantio de mudas e incentivo a conscientização dá início a Semana da Água

Os alunos participantes receberam certificados emitidos pela Secretaria de Meio Ambiente.

A Escola Municipal Ápio Cardoso, em Nova Contagem, recebeu, na manhã desta segunda-feira (19), a primeira ação em comemoração à Semana da Água, que será comemorada entre os dias 19 e 22 de março com diversos eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio dos departamentos de Planejamento Ambiental e o de Educação Ambiental.

O plantio simbólico de quatro mudas, dois ipês e duas quaresmeiras, foi feito. A escola Ápio Cardoso fechou uma parceria com a Semas e é a segunda escola a receber o projeto Escola Ambiental, quando se determina as espécies a serem plantadas e os locais que as receberão.

Segundo o diretor de Planejamento Ambiental da Semas, Eric Machado, essa ação é só o início, pois, no decorrer do ano, serão feitas outras atividades na escola. “Faremos um projeto arquitetônico estabelecendo os locais de plantio, onde serão os espaços de convivência, como fazer captação de água de chuva, horta, mini mata atlântica, etc. Optamos por dividir as ações durante o ano para que o projeto seja perene. Para a Semana da Água do ano que vem, queremos ter essa escola como modelo”, disse.

A diretora da escola, Shirlei Correia, destaca o engajamento dos alunos com os projetos ambientais. “Uma das formas de despertar o pertencimento dos alunos, é através do meio ambiente, que está sendo muito desrespeitado. Buscamos essa parceria com a Semas para conscientizar os alunos. Era nosso sonho enquanto gestora e professora. Tivemos um apoio muito grande do prefeito e do secretário professor Wagner”, explicou.

Representantes de todas as turmas foram destacados para o plantio. Depois, os alunos participarão de uma eleição que escolherá um nome para cada árvore e ficarão responsáveis pelos cuidados com as plantas, regando e tratando, por meio de um revezamento estabelecido conforme uma planilha a ser elaborada. Ao final, foram distribuídos certificados de plantio para cada participante.

Reportagem e foto: Túlio Andrade
Publicação: 20/03/2018