Período de matrícula escolar vai até sexta-feira

Prazo para as matrículas do cadastro escolar não será prorrogado

Os responsáveis pelas crianças que vão entrar na educação infantil, no ensino fundamental e que foram transferidas de escolas particulares e escolas públicas de outros municípios têm até sexta-feira (12) para fazerem a matrícula na rede municipal de ensino.

É preciso procurar a escola indicada no resultado do cadastro escolar com a certidão de nascimento, comprovante de endereço, cartão do SUS (caso possua). Em caso de transferência da rede estadual, privada ou de outro município, o estudante deverá apresentar o histórico escolar ou a declaração de transferência. Se o estudante ou o responsável for deficiente é preciso levar o laudo médico. A matrícula deve ser feita no horário de atendimento escolar.

Os responsáveis pelas crianças de 4 e 5 anos e pelas que estão iniciando o ensino fundamental que não efetivarem a matrícula até o dia 12 de janeiro podem perder a vaga na escola mais perto de casa. Nesses casos haverá o remanejamento para outras instituições municipais. Já as crianças de 0 a 3 que não forem matriculadas até sexta-feira perdem a vaga para as que estão na lista de espera.

O atendimento às crianças de 4 e 5 anos inscritas no cadastro em junho de 2017 obedeceu aos critérios de zoneamento. Já as crianças de 0 a 3 anos estão sendo atendidas conforme a disponibilidade de vagas, em tempo integral ou parcial, nas Umeis. As vagas de 0 a 3 seguiram os critérios de zoneamento, dando prioridade os pais ou crianças com deficiência. Em seguida, sorteio público para preenchimento das vagas.

Os responsáveis pelas crianças de 4 e 5 anos e das que estão iniciando o ensino fundamental que não realizaram o cadastro devem procurar a escola mais perto de casa para efetuar a matrícula. Caso não consiga vaga é preciso procurar a Secretaria Municipal de Educação. O endereço é rua Lino de Moro, 101, 2º andar, bairro Inconfidentes. O setor de vagas funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.

Transferências entre escolas municipais de Contagem
Os responsáveis pelos estudantes que passaram pelo processo de transferência entre as escolas municipais de Contagem não precisam se preocupar; a matrícula é automática. Os dados cadastrais dos estudantes podem ser atualizados até o dia 28 de fevereiro. Os responsáveis terão mais de um mês para levar na nova escola a certidão de nascimento, o comprovante de endereço e o cartão do SUS do estudante. As medidas visam proporcionar mais tranquilidade e comodidade à comunidade escolar.

Reportagem: Júlio César Santos
Arte: Renata Coura