Período de matrícula escolar termina na sexta-feira

Crianças de 0 a 3 anos ainda não contempladas irão participar de sorteio

Os responsáveis pelas crianças que vão entrar na educação infantil e no ensino fundamental no próximo ano têm até sexta-feira (15) para fazerem a matrícula na rede municipal de ensino.

Os responsáveis devem procurar a escola indicada no resultado do cadastro escolar. É preciso levar a certidão de nascimento, comprovante de endereço, cartão do SUS (caso possua). Em caso de transferência, o estudante deverá apresentar o histórico escolar ou a declaração de transferência.

Se o estudante ou o responsável for deficiente é preciso levar o laudo médico. A matrícula deve ser feita no horário de atendimento escolar.

No próximo ano Contagem vai conseguir algo inédito. Será o primeiro município mineiro a zerar o déficit de vagas para crianças de 4 e 5 anos. A medida foi conquistada após a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) promover uma organização escolar, que possibilitou a criação de 2.351 novas vagas.

Sorteios

As crianças de 0 a 3 anos que já foram contempladas com vagas por meio do cadastro escolar são as que moram numa distância de até dois quilômetros de uma Umei; podendo ser criança com deficiência, criança com pais ou responsável com deficiência ou as crianças que estiveram no grupo em que número de inscritos foi inferior ao número de vagas (dentro do zoneamento).

As crianças de 0 a 3 anos ainda não contempladas participarão dos sorteios organizados pela rede municipal de ensino. Eles serão feitos no dia 20 de dezembro em todas as regionais.

O sorteio acontecerá por meio de um sistema eletrônico. Primeiro serão sorteadas vagas entre as crianças dentro do zoneamento, ou seja, vagas em Umeis que ficam perto da casa da criança (em casos onde o número de inscritos é maior que o número de vagas disponibilizada).

Já as crianças que moram a mais de dois quilômetros de uma Umei, participarão do sorteio para preenchimento das vagas remanescentes ou para organização da lista de espera.

O processo é organizado por membros da Secretaria Municipal de Educação, gestores escolares, administradores regionais e pais. O sorteio é aberto ao público. Qualquer pessoa pode acompanhar o resultado das vagas.

Confira abaixo os locais onde ocorrerão os sorteios

Eldorado
Local: Umei Parque São João