PERFIL DEMOGRÁFICO E EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE DENGUE DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM-MG – UMA SÉRIE HISTÓRICA

Mayne Kayla Pinto dos Santos¹; Sabrina de Freitas Lima²; Luciana Godoy Pellucci de Souza³; Edson Alexandre de Queiroz4

RESUMO

O presente trabalho teve o objetivo de comparar o perfil demográfico e epidemiológico da população desta cidade, na série histórica respectiva, dos casos de dengue. Será que o perfil demográfico e epidemiológico é diferente entre as regiões sanitárias do município de Contagem-MG? Se se quais os fatores estão envolvidos nessas diferenças? Resultados: Constata-se que em 2013, 2015 e 2016 foram os anos com maior incidência da doença. Proporção de pessoas do sexo feminino foi maior que masculino. A Raça parda foi a mais afetada. Em todos os anos analisados, os indivíduos pardos foram os mais afetados. Os indivíduos que possuem o ensino fundamental incompleto foram os que apresentaram o maior número de casos em todos os anos, os números de casos de dengue clássica foram muito superiores às demais classificações. As dengues com sinais de alarme e grave, por outro lado, tiveram número muito pequeno de casos. A regional Eldorado esteve entre as regiões com maiores números de casos. Conclusão: a maior incidência em mulheres se deve muito provavelmente por passarem mais tempo no domicílio. A maior incidência observada nos indivíduos pardos pode ser explicada pela menor proliferação de linfócitos T CD4 + T em relação a indivíduos brancos, com menor liberação de interferon gama. As diversas regionais apresentaram, na série histórica, um padrão bem definido, com a regional Eldorado sempre com número elevado de casos e a regional Nacional com número menor.

Palavras-chave: Dengue; Perfil demográfico; Perfil epidemiológico Contagem-MG.

Veja o artigo na íntegra, clicando no link abaixo: