Pensadores e filósofos tomam conta do pátio da Funec Centec

Cerca de 350 alunos participaram do “Café Filosófico” representando a história da filosofia mundial.

Com intuito de levar o melhor da filosofia, a Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Centec, promoveu em suas dependências o “Café Filosófico”. Uma espécie de sarau com pensadores antigos e contemporâneos no pátio da escola.

Idealizado pela professora de filosofia, Neusa Aparecida, a ação faz parte das atividades do final do ano letivo. O objetivo é formar estudantes que possam compreender sobre os grandes filósofos e o que cada um deles deixou para a humanidade. “Durante o semestre eles trabalharam com 72 filósofos diferentes. Tanto que a disciplina ganhou destaque no Enem 2017, pois cada um deles soube compreender o que cada pensador contribuiu no decorrer dos anos da história mundial”, destaca a professora, Neusa Aparecida.

Cerca de nove turmas, com 350 estudantes, participaram da atividade. Cada um veio caracterizado como um autor escolhido. “Passearam” pelo pátio, Sócrates, Platão, Confúcio, Simone de Beauvoir, Jean-Paul Sartre, Daniel Clement Dennett, entre outros. “Foi muito bom fazer essa atividade, pois pudemos conhecer melhor os personagens que fizeram a diferença na história mundial. No meu caso eu incorporei uma feminista hindu do ano de 1150”, afirmou a estudante do curso técnico de química, Rebeca Simões.

A professora Neusa ficou satisfeita pela produção e o trabalho coletivo que acabou sacramentando em boas notas aos estudantes. “Foi bom poder conhecer sobre diversas filosofias que o mundo já criou, além de termos no final uma confraternização com os colegas do Centec”, finalizou o estudante do curso técnico de química, Gabriel Henrique.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Newton de Castro Resende