Pela primeira vez, Contagem recebe edição do “Oba, é feriado”, que acontece no dia 12 de outubro

Projeto resgata origem dos feriados e apresenta programação cultural gratuita para a família.

Feriados. É difícil encontrar quem não goste deles. Porém é comum a origem e o motivo de cada data serem, muitas vezes, desconhecidos. Para ressignificar os feriados, o projeto “Oba, é feriado!” foi lançado em 2018. Sua proposta é resgatar a história por trás de cada data comemorativa e oferecer uma programação de qualidade para a diversão de toda a família. Pela primeira vez, o evento será realizado em Contagem. No dia 12 de outubro, a celebração do Dia das Crianças será ainda mais especial, com uma ampla e diversificada programação cultural gratuita, na Praça da Glória, das 9h às 13h.

A festa será comandada pela contadora de histórias e cantora Rúbia Mesquita. A grande atração desta edição será o Grupo Trampulim, que apresentará o aclamado musical “Pratubatê”. Com o som dos tambores, o grupo promete fazer uma grande brincadeira. Cada espectador é parte fundamental da apresentação, uma vez que 350 tambores são distribuídos ao público, que de forma rítmica passam a ser também protagonistas da banda conduzida pela turma de palhaços.

A valorização da arte circense não para por aí. Também integra a programação o Palhaço Popó, com o espetáculo “Brincar com prazer, crescer com saber”. Ele apresentará vários números de mágica, mímica e malabarismo, sempre com a sua irreverência.

Segundo a secretária municipal de Educação e presidente da Funec, Sueli Baliza, é motivo de grande alegria Contagem receber um evento como este no Dia das Crianças. “É mais uma opção que oferece lazer para nossos estudantes somando junto às atividades realizadas nas escolas em homenagem a esse dia tão esperado pelas crianças. Nossos estudantes da Funec também irão se apresentar o que nos enche de orgulho.”, disse.

Os adultos poderão fazer uma viagem no tempo e relembrar a infância com brincadeiras antigas. Já a criançada vai conhecer um pouquinho de como era a diversão antigamente. Para brincarem juntos, as crianças e suas famílias terão à disposição bambolê, elástico, amarelinha, rouba bandeira, pula corda, bolhas de sabão e jogos gigantes de dama, dominó, resta um, jenga, entre outros. Também para recreação, haverá o “Jogo Feriado” – um tabuleiro gigante com perguntas e respostas sobre o tema do feriado.

Haverá ainda, intervenções da Sociedade do Riso, que utiliza técnicas circenses, jogos de desinibição e arteterapia para divertir o público; oficina de malabarismo e Equilibrismo com a equipe do CircoLar.

Toda a programação é gratuita. O evento é uma realização da Árvore Comunicação e conta com o patrocínio da Unimed, o apoio do Uni-BH e da Prefeitura de Contagem.

Sobre o projeto

O “Oba, é feriado” busca tornar os dias de folga ainda mais esperados, interessantes e divertidos, além de mostrar o sentido dos feriados nacionais – que são datas importantes para o país, para a cultura e para reforçar valores de cidadania. Em um dia propício para reunir toda a família, o objetivo é gerar reflexão sobre o significado e os fatos históricos dos feriados. Com informação, cultura e lazer em importantes espaços públicos das cidades, os feriados nunca mais serão os mesmos.

Programação:
Rúbia Mesquita