Patrulha Escolar promove torneio de futsal entre escolas

Competição vai integrar estudantes de escolas da região do Ressaca.

Começou nesta terça-feira (15), o torneio de futsal promovido pela Patrulha Escolar entre quatro escolas municipais e duas unidades da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) da região da Ressaca. A abertura do campeonato na quadra da Escola Municipal Padre Joaquim de Souza e Silva, no bairro Morada Nova, reuniu os alunos e professores participantes com direito a apresentação da banda de música da Guarda Civil e do canil da corporação.

Participam do torneio alunos com idade entre 13 e 17 anos das escolas municipais Padre Joaquim de Souza e Silva, Professora Maria de Matos da Silveira, Rita Carmelinda da Rocha, Albertina Alves do Nascimento e Funec’s Ressaca e Oitis. Os jogos começam nesta quinta-feira (17), com a final marcada para o dia 6 de junho. Os primeiros lugares receberão troféus e o campeão irá enfrentar a equipe da Guarda Civil.

Segundo o coordenador do programa Patrulha Escolar, Arlindo Araújo, a intenção da guarda é integrar as escolas e ir além da proteção, contribuindo para a criação de um ambiente de cultura da paz. “Recebemos novas viaturas, e temos o efetivo separado só para atuar na proteção escolar. Temos a hora cívica, com a presença da banda, palestras educativas e também do canil, pois os cães farejam a presença de drogas dentro da escola. Esse é um programa completo em que a Guarda atua integrada ao ambiente escolar”, explicou.

O torneio foi idealizado pelos guardas Renata Nunes e Ricardo Pereira. Conforme explica Nunes, no esporte disciplina e respeito são exercitados e estimulados. “A Guarda tem a intenção de unir a comunidade e acabar com a rivalidade entre alunos das escolas da região. No torneio ressaltaremos o respeito entre colegas e professores. Esse é o primeiro de muitos outros que virão, principalmente envolvendo outros esportes”, afirmou.

A diretora da Escola Municipal Padre Joaquim de Souza e Silva, Juliana Lott, ressaltou o benefício das ações do Patrulha Escolar. “Com esse torneio, os alunos veem que a Guarda não atua somente na repressão, mas é uma parceira da comunidade. Além do esporte em si, promove uma integração entre todos e estimula o fim da rixa entre as escolas”, disse.

Para o vice-diretor da Funec Ressaca, Otávio Augusto Filho, o programa contribui para a comunidade. “O Patrulha Escolar vem contribuindo efetivamente para aumentar a sensação de segurança dentro das escolas, pois a presença da Guarda é diária e os guardas são sempre solícitos quando chamados”.

Reportagem: Vanessa Trotta
Foto: Elaine Castro