Patrulha Escolar promove atividades culturais para recepcionar alunos dos Cemeis

A Patrulha de Proteção Escolar da Guarda Civil de Contagem vem buscando atuar cada vez mais próxima da comunidade escolar. Na pandemia, mesmo com as unidades educacionais vazias, esse trabalho se manteve, porém por meio de rondas preventivas no entorno das instituições. E não seria diferente agora, com o retorno gradual das atividades escolares.

Para recepcionar os estudantes do Ensino Infantil, os primeiros a retornarem às aulas, a equipe da Patrulha de Proteção Escolar tem levado aos Centros Municipais de Educação Infantil – Cemeis , desde o início deste mês, atrações culturais como a Banda de Música e o Canil da Guarda Civil.

Seguindo todos os protocolos de segurança, a programação é composta de dois momentos. No primeiro, a banda se apresenta no pátio da escola e traz em seu repertório músicas infantis, como Fazendinha (Mundo Bita), o Sapo Não Lava o Pé, Baby Shark, Perfeitinha, além de clássicos como Canção da América. Os integrantes também ensinam às crianças a funcionalidade de cada instrumento da banda e mostram o som que cada um emite.

No segundo momento, o Canil apresenta o Show Dog, encenado pelos dóceis Border Collie, Paçoca e Maia. A partir de comandos básicos, as cadelas passam e saltam obstáculos em um circuito montado no pátio da escola. A atração é sucesso com as crianças, que também podem acariciá-las e alimentá-las com ração distribuída pela guarda.

Segundo a gerente da Patrulha de Proteção Escolar, Renata Nunes, a ideia desta iniciativa partiu da própria corporação e corrobora com um dos pilares da patrulha escolar, que é o desenvolvimento de atividades para fortalecer os laços de confiança com a comunidade. “Procuramos trazer descontração e alegria para os estudantes, que por muito tempo ficaram distantes uns dos outros, sem lazer e sujeitos a diversas restrições em função da pandemia. Além disso, queremos resgatar esse contato com os estudantes para consolidarmos a imagem de uma guarda cidadã e comunitária, que acolhe e protege”, destacou a gerente.

As apresentações iniciaram em setembro. Até o momento, seis Cemeis foram contemplados com o projeto de boas-vindas da Patrulha Escolar. Nas próximas semanas, será a vez dos Cemeis Estrela Dalva ( Nacional), São Judas Tadeu ( Vargem das Flores) e da E.M. Padre Joaquim (Ressaca).

Para a diretora do Cemei Décio Camargos, Mércia Aparecida Gonçalves Carneiro, onde as apresentações aconteceram na última quarta-feira (15/9), a presença da Guarda Civil transmite segurança. “Nesse contexto de pandemia é importante contar com essa parceria. Nos sentimos seguros e, ao mesmo tempo, desconstruímos essa imagem de que a presença dela está associada ao perigo e à violência. A partir do momento que eles trazem atividades recreativas, as crianças criam uma nova imagem e percebem que a guarda está aqui como uma amiga, que veio para ajudar”, opinou a diretora.

O Cemei Décio Camargos fica localizado no bairro Linda Vista, região Sede. Assim como outras unidades, está funcionando no formato híbrido, recebendo cerca de 20 a 30 alunos por turno. Além disso, mantém no máximo quatro estudantes por sala. Na entrada há dispenser de álcool gel e tapete sanitizante.

Projeto Patrulha de Proteção Escolar

Fundamentado no inciso XVIII, do artigo 5° do Estatuto Geral das Guardas Municipais (lei 13022/2014), o projeto prevê uma atuação preventiva, que zele pelo entorno das instituições educacionais e pelo desenvolvimento de atividades com a comunidade. A ideia é que ele contribua para um ambiente harmônico, no qual seja possível minimizar as ocorrências de violências e de violações de direitos atendidas pela Guarda Civil nesses espaços.

O projeto se dá sob dois formatos, sendo um de campo e o outro de execução. No primeiro, a Patrulha Escolar atua no policiamento preventivo, identificando situações que causem transtornos ou que dificultem as atividades em determinada escola, elegendo as medidas mais eficazes a serem adotadas.

No segundo formato, a corporação atua na intervenção, agindo a partir das informações oferecidas pela equipe de campo, com proposta de projetos educativos, ficando responsável por elaborar e executar campanhas e ações nas escolas.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Ação da Patrulha Escolar da Guarda Civil(CEMEI Décio Camargo) - 15/09/2021

Repórter Carol Cunha