Parque Estadual Fernão Dias e E.M. Geraldo Basílio recebem mudas nativas

As ações fazem parte da Semana Florestal, realizada para incentivar a conscientização da população em relação à preservação do meio ambiente.

Dando sequência às atividades em comemoração a Semana Florestal, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), promoveu, na quarta-feira (18), duas ações de plantios de mudas arbóreas. A primeira foi realizada, durante a manhã, no Parque Estadual Fernão Dias, bairro Cinco, e contou com a parceria do Instituto Estadual de Florestas – IEF. A segunda ação ocorreu na Escola Municipal Geraldo Basílio, bairro Colonial, no período da tarde.

Parque Estadual Fernão Dias

No parque, a Semad fez o plantio de 30 mudas de árvores nativas da mata atlântica em área atingida pelo fogo. Devido ao tempo seco e às altas temperaturas, o parque foi atingido por duas queimadas no mês de agosto, onde cerca de 12 hectares de mata foram destruídos, sendo sete hectares dentro do parque e cinco nos arredores. Pensando na recuperação ambiental da área atingida, foram plantadas 13 espécies diferentes, sendo elas: Peroba Rosa, Ipê Roxo, Aroeira Pimenta, Farinha Seca, Ipê Amarelo, Ipê-Amarelo do Brejo, Jacarandá Tamboril, Cedro, Jatobá, Embaúba, Quaresmeira, Pau D´Óleo e Jacarandá Caviúna.

A ação contou com a coordenação da equipe da Diretoria de Educação Ambiental da Semad e a participação do Grupo de Convivência Estrela Dalva, Escoteiros de Contagem, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Corpo de Bombeiros.

Escola Municipal Geraldo Basílio

Na parte da tarde foi a vez dos alunos dos 3º, 4º e 5º anos participarem das atividades. Foram plantadas quatro mudas na área comum da escola, sendo duas frutíferas (Acerola e Mexerica) e duas nativas da Mata Atlântica (Quaresmeira e Ipê Amarelo), todas pertencentes ao bioma de Contagem. Para a diretora da escola, Fabrícia Souza Portela Moura, a participação dos alunos é fundamental para garantir o interesse das crianças pelo meio ambiente. “Eu fico muito feliz em poder proporcionar a prática ambiental aos alunos. Já temos um projeto da nossa horta e, agora, realizamos o plantio. Vamos incentivar cada vez mais o cuidado com a natureza”, finalizou.

Reportagem e foto: Túlio Andrade
Publicação: 19/09/2019