Palestras como aliadas na formação de estudantes da EJA

O foco é debater temas que auxiliem os estudantes no dia a dia

Durante o mês de junho, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas municipais de Contagem participam de palestras que objetivam agregar conhecimentos teóricos e práticos. A Escola Municipal Francisco Sales da Silva Diniz, na regional Vargem das Flores, foi uma das instituições que recebeu a ação.

Durante uma hora, a coaching e instrutora de liderança, Débora Araújo, abordou temas sobre empreendedorismo e comportamentos no mercado de trabalho. Os estudantes aprenderam como agir em uma entrevista de emprego, se portar em um ambiente profissional e tiveram explicações sobre o impacto de perfis de redes sociais no mercado de trabalho. “É na escola que o cidadão desperta o potencial para o mercado de trabalho, portanto o estudantes precisam se atualizar e buscar conhecimento sobre temas ligados ao mercado de trabalho”, destacou Débora.

Para a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Guaraciaba do Carmo, a proposta é ajudar os estudantes da EJA a enxergar oportunidades no campo dos negócios, além de enriquecer o conteúdo aplicado em sala de aula. “Oferecer esses mecanismos, mesmo que na base da teoria, é uma forma de ajudar uma parcela da população que sonha em ter um próprio negócio ou conseguir o emprego desejado”, enfatizou.

A estudante Vânia Miranda está antenada com a evolução do mercado de trabalho. A palestra a fez a fez enxergar ainda mais possibilidades para realizar o sonho profissional. “Hoje o mercado de trabalho nos obriga a sermos profissionais qualificados, independente do ramo de atuação. Assim que concluir o ensino médio pretendo entrar na faculdade de direito e já planejo ter meu próprio escritório”, destacou Vânia.

Reportagem e fotos: Leonardo Melo
Publicação: 14/06/2018