Olimpíada e Mostra incentivam o estudo a astronomia e astronáutica

Escolas têm até dia 18 de março para confirmarem a participação nos eventos

A Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira realizam a 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a 12ª Mostra Brasileira de Foguetes. A proposta é fomentar o interesse de crianças e jovens pela astronomia e astronáutica e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por um educador, representante da escola, por meio do site www.oba.org.br. O prazo termina do dia 18 de março. Os representantes também podem preencher o formulário disponível no portal Estuda Contagem (clique aqui) e encaminhar aos organizadores.

Podem participar da Olimpíada estudantes matriculados no ensino fundamental e no ensino médio. Já a Mostra de Foguetes é voltada para estudantes do ensino fundamental, médio e superior.

Na Olimpíada, os estudantes farão uma única prova, com dez questões. Os testes serão realizados simultaneamente em todas as escolas participantes. Os estudantes poderão usar lápis preto ou colorido, borracha, régua e caneta. Não é permitida a consulta a materiais ou a pessoas ou o uso de calculadora. A prova é individual.

Na Mostra Brasileira de Foguetes, os participantes deverão construir foguetes e promover o lançamento. Os estudantes podem realizar os projetos inividualmente ou em grupos de até três pessoas. As atividades devem sempre ser supervisionadas por adultos.

A Olimpíada e a Mostra ocorrem dentro da própria escola e tem uma única fase. As provas serão realizadas no dia 18 de maio. Todos os participantes recebem certificados. Os que tirarem as maiores notas ganharão medalhas. O regulamento completo está no site www.oba.org.br.

Reportagem: Júlio César Santos
Publicação: 08/03/2018