O teatro a favor do aprendizado em sala de aula

Formação dos educadores das disciplinas de Arte e História destacou o teatro como forma de auxiliar o aprendizado

Os encontros de Formação em Serviço para os professores da Rede Municipal de Contagem trouxeram como proposta as possibilidades da interdisciplinaridade no ambiente escolar. Dentro da perspectiva, as formações de Arte e História foram realizadas em conjunto. O objetivo foi promover a troca de experiências e conhecimentos entre os educadores das duas áreas.

O conteúdo foi desenvolvido pelas formadoras Denise Betônico e Elaine Ribeiro. O teatro foi usado como eixo de interrelação entre as disciplinas de Arte e História. Para as formadoras, o uso do teatro como recurso pedagógico apresenta infinitas possibilidades. Uma delas é a recriação de encenações. As atividades, além de trabalhar com os conceitos das duas disciplinas, permitem que os estudantes desenvolvam várias habilidades socioafetivas.

A mediação da atividade teatral foi desenvolvida por Glauce Leonel, atriz e professora de Educação Física da Rede Municipal de Contagem, que atualmente desempenha a função de assessora educacional. Uma das propostas trazida pela professora são os jogos teatrais. O conceito foi desenvolvido pela americana Viola Spolin e é utilizado na preparação de atores e também na formação de crianças e adolescentes, principalmente em escolas e instituições sociais.