O Prefeito e secretária de Educação participam de bate papo com pré-candidatos ao Governo de MG

Alex de Freitas esteve presente e abordou temas como mobilidade e resíduos sólidos.

Os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (GRANBEL) e da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG), estiveram presentes na Prefeitura de Belo Horizonte, na última quinta-feira (12), para um encontro com os pré-candidatos ao Governo de Minas. Na oportunidade os postulantes ao cargo expuseram suas propostas.

O auditório Juscelino Kubitschek ficou lotado durante as apresentações do Senador Antônio Anastasia (PSDB) e do ex-prefeito da capital mineira, Márcio Lacerda (PSB). Eles abordaram a atual situação que o estado se encontra e falaram em cortar gastos. Também ressaltaram que independente de quem assuma o cargo deverá apresentar pretensões criativas e inovadoras nos setores da saúde, educação, economia e segurança.

Anastasia declarou que não existe inimizades entre os candidatos e que a velha política de acusação e desavenças é marca do passado na política brasileira. Ele acredita que para o tempo atual é buscar soluções para Minas Gerais e fazer o estado recuperar o prestigio que existiu em sua época. “Queremos implementar uma reformulação administrativa em nosso estado. O governo deve ser austero com a redução de cargos e gastos sem sentido”, afirmou.

Ele também ao ser perguntado pelo atual Prefeito de Contagem, Alex de Freitas, sobre os modais de transporte e o descarte de lixo, mostrou muita cordialidade e sinceridade em sua resposta. Anastasia frisou que a questão dos modais, que sempre fora discutido no Senado, é dever da União ajudar os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) na ampliação de vias e do metrô. Sobre o descarte de lixo, ele propôs uma criação alternativa ecológica ou até mesmo Parceria Público Privada (PPP) para acharmos uma solução nas cidades do entorno de Belo Horizonte.

Após o diálogo com o Senador, foi a vez de Márcio Lacerda, falar um pouco do que ele planeja para a pasta. Ele destacou sobre a segurança que precisa ser melhorada em Belo Horizonte e nas cidades do interior. Frisou também que o atual gasto na pasta ainda não é o suficiente para atender a demanda do estado. “Sempre procurei trabalhar em conjunto com os municípios mineiros e vamos manter esse diálogo, caso seja eleito. A segurança será um ponto chave para o meu governo”, explicou Márcio.

A secretária municipal de Educação de Contagem, Sueli Maria Baliza Dias, também esteve presente ao evento. Ela ressaltou que a abordagem de ambos os candidatos foi boa e que apresentaram dados existentes sobre o atual momento de Minas Gerais. “Vejo com bons olhos o que cada um apresentou, mas sabemos que a recuperação do estado levará um certo tempo. Portanto, todos nós devemos contribuir para que tudo possa se resolver da melhor forma possível”, finalizou.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu