Mostra cultural destaca respeito e cidadania

Trabalhos foram desenvolvidos por pais e estudantes

A Escola Municipal Doutor Sabino Barroso promoveu uma mostra cultural na qual os pais também foram responsáveis pela produção e apresentação dos trabalhos. A proposta foi valorizar a cultura cívica por meio da inclusão e das tradições. A temática “Brasil Plural: Diversidades de obras e linguagens” abordou a importância de preservar o respeito e a cidadania.“Nosso pensamento foi dar a voz a quem é esquecido e não é priorizado”, disse vice-diretora, Iara de Queiroz.

Ao todo, 600 estudantes participaram da mostra que teve como base a Lei 10.639, que resguarda e inclui História e Cultura Afro-Brasileira no currículo estudantil e também a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) que é destinada a promover condições de igualdade para pessoas com deficiência, proporcionando a inclusão social.

Houve apresentação de peças teatrais, declamação de poesias e desfile. Nos estandes, os participantes puderam conhecer a história, cultura e costumes de diversas gerações. “Tentamos incentivar os alunos a procurarem lugares e pessoas que são referências e contribuíram com o desenvolvimento cultural e social do país. Carlos Drummond Andrade e Cecília Meireles, por exemplo, foram inspirações para alguns trabalhos”, destacou a vice-diretora.

Os estudantes da inclusão fizeram o lançamento de um livro infantil. Já as mães participaram de uma roda de discussão sobre filhos diabéticos. Quem não tinha carteira de identidade pôde providenciar o documento.

Reportagem: Nayara Macedo (Sob supervisão de Júlio César Santos)
Foto: Divulgação