Meta é vacinar 9 mil professores contra a gripe

A expectativa é de imunizar todos os educadores das redes pública e privada da cidade

Os professores da rede pública e particular de Contagem estão no quadro de prioridades da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza. A reivindicação foi feita pela categoria ao Ministério da Saúde. Os profissionais argumentam que por trabalhar com um vasto público tinham que fazer parte do chamado grupo de risco.

A imunização segue até 26 de maio e pretende atender os 9 mil professores que trabalham no município. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que os profissionais de ensino procurem uma das 48 salas de vacinação da cidade. Basta levar documento de identidade e cartão de vacina. Também é preciso apresentar contracheque ou outro documento que comprove a profissão.

As salas funcionam de segunda à sexta-feira. Os horários variam de acordo com a unidade: as com Estratégia Saúde da Família funcionam das 8h30 às 16h30 e as que não contam com esse serviço das 7h30 às 18h30.

A Secretaria de Saúde promoverá uma ação especial de vacinação em 13 de maio, dia de mobilização nacional para a campanha, conhecido como o “Dia D”. Na oportunidade, todos que se enquadram nos critérios determinados pelo Ministério da Saúde vão receber a vacina. O evento será em um sábado e o objetivo é atender a todos do grupo de risco. “É importante que os profissionais da educação tomem a vacina para prevenir o adoecimento”, explica Fernanda Almeida, Diretora de Imunização do Município de Contagem.

Desde o início da campanha, em 17 de abril, mais de 10 mil doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em Contagem. Na semana passada, 900 professores tomaram a vacina. “Nós professores trabalhamos muitas horas em salas de aula, o nosso público é vasto e diversificado. É de extrema importância termos conseguido acesso à vacina, até para evitar que nos ausentemos do nosso trabalho”, finaliza a professora Laura Lorena Lutkenhaus.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Newton de Castro Resende