Mês de setembro foi repleto de ações educativas sobre o trânsito

Atividades atenderam cerca de 790 crianças e adolescentes em escolas municipais e privadas.

O mês de setembro é símbolo de diversas campanhas e movimentos que buscam conscientizar a população sobre determinados temas, dentre eles o trânsito. Consciente disso, a Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), promoveu no decorrer do mês ações educativas em escolas públicas e privadas do município.

Com o objetivo de estimular o comportamento seguro no trânsito, as atividades atenderam cerca de 790 crianças e adolescentes, que participaram de exercícios lúdicos, como sinalização semafórica, trilha do trânsito, gincanas, exposições e abordagens educativas sobre estacionamento em área escolar. Os agentes de trânsito também integraram quase todas dinâmicas praticadas nas escolas de ensinos infantil, fundamental e médio. Uma maneira de compartilhar conhecimento entre agentes e população.

A gerente de Educação para o Trânsito da Transcon, Adriana Ferrari, comentou que a parceria entre as escolas, órgãos públicos e privados foi fundamental para o sucesso das ações. “As instituições demostraram interesse e colaboraram para que tudo ocorresse bem. O que é importante, pois os estudantes serão multiplicadores das orientações dadas nas dinâmicas que oferecemos nas escolas”, disse.

Ela lembrou ainda que o mês de setembro não se restringe apenas a Semana Nacional do Trânsito, ocorrida entre os dias 18 e 25 de setembro. “O mês é importante, pois comemoramos o Dia Mundial sem Carro (22), o Dia dos Agentes da Autoridade de Trânsito (23) e o Dia Nacional do Trânsito, datas importantes para orientar sobre o papel de cada um para o trânsito seguro”, pontuou.

A Transcon promove ações educativas no município em todos os meses do ano. Algumas atividades recebem prioridade de acordo com o calendário de campanhas nacionais, definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito, como a Semana Nacional do Trânsito e o Movimento Maio Amarelo.

Reportagem: Yuri Soares
Publicação: 02/10/2018