Mais de 3 mil estudantes do Ensino Fundamental participam de avaliação online

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realiza, no período de 2 a 9 de maio, a terceira aplicação da avaliação sistêmica em parceria com o QEdu provas. Mais de 3 mil estudantes dos 5º e 9º anos estão respondendo a avaliação online que subsidiará o diagnóstico da Rede Municipal de Ensino, sendo mais um instrumento de acompanhamento das aprendizagens. O objetivo é auxiliar as unidades escolares na tomada de decisões pedagógicas, a partir das reais dificuldades apresentadas pelos estudantes.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, o QEdu é um importante portal que foi implantado por duas instituições, a Meritt e Fundação Lemann, que busca avaliar o conhecimento dos estudantes do ensino fundamental. É um portal aberto que expõe as questões com muita responsabilidade. “Para nós, aplicar a metodologia do QEdu na nossa Rede, em avaliação sistêmica, é também uma ação que visa conhecer um pouco do que os nossos alunos estão aprendendo. Com isso poderemos acertar rotas e fazer com que os planos de ensino se adequem às necessidades de ano e série. Enfim, é uma importante parceria que estabelecemos para avaliar o conhecimento da nossa rede.”, afirmou.

A prova é elaborada pela equipe técnica do Ensino Fundamental da Seduc e avalia o desempenho dos estudantes nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, com questões objetivas e contextualizadas de leitura, interpretação de texto, conceitos matemáticos e raciocínio lógico-matemático.

“A aplicação online, além de reduzir custos e tempo para o diagnóstico, propicia a interação do estudante com a tecnologia, proporcionando outras experiências de avaliação”, explicou a diretora do Ensino Fundamental da Seduc, Cristiana Chaves. Segundo ela, “a avaliação sistêmica permite que o município faça um monitoramento constante das aprendizagens, contribuindo para a construção de políticas educacionais mais assertivas, subsidiando a gestão das escolas e impactando nas práticas em sala de aula”, disse.

O diagnóstico da Rede Municipal é necessário para o desenvolvimento de estratégias que, de fato, contribuam para o enfrentamento dos problemas pedagógicos e desempenho dos estudantes.

Repórter: Vanessa Trotta
Publicação: 7/5