Mais coloridas, unidades de educação estão de cara nova

83 escolas serão contempladas com pintura

Estudar e trabalhar em um ambiente limpo, agradável, espaçoso e colorido está diretamente ligado ao melhor desempenho das atividades, além de garantir a motivação dos usuários. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) está executando, desde novembro de 2017, os serviços de pintura em 83 unidades escolares. Das 83, 26 unidades já tiveram os serviços de pintura finalizados. A previsão é de que até dezembro de 2018, todas as unidades sejam contempladas.

Segundo o engenheiro Thiago Leite, para padronização das pinturas foi elaborado um memorial descritivo. “O objetivo da padronização foi garantir um espaço mais harmonioso, que remeta de fato ao ambiente escolar, resgatando o interesse dos alunos e servidores pela convivência educacional e consequentemente a melhoria do ensino compartilhado” finalizou.

Desde junho os serviços de pintura estão sendo executados em 14 unidades e a previsão de finalização de cinco delas é no fim deste mês.

Na Regional Ressaca, a pintura da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Cândida Ferreira, iniciou em junho e será finalizada em agosto. Estão sendo investidos mais de R$ 38 mil na pintura de toda a edificação. Na Regional Sede, três unidades estão de cara de nova para receber os alunos e servidores após as férias. A pintura da Umei Pés no Chão, localizada no bairro Santa Edwiges, foi iniciada em julho e será finalizada neste mês. Foram investidos mais de R$10 mil na pintura de toda a edificação. A Umei Décio Camargos, localizada no bairro Linda Vista, também receberá a pintura de toda a edificação até o fim do mês de agosto. A previsão de investimento é de cerca de R$ 45 mil. O anexo Monteiro Lobato, no bairro Santa Edwiges, recebeu investimento de mais de R$ 21 mil e a pintura de toda a edificação também será finalizada em agosto. Na Regional Eldorado, o anexo Mariângela Bonfim Frederico, localizada no Monte Castelo, recebeu investimento de mais de R$ 29 mil e a pintura de toda edificação também será finalizada em agosto.

De acordo com a engenheira Joyce Rezende, a concepção da pintura das unidades escolares foi intermediada pela Secretaria Municipal de Educação. A ideia era criar ambientes coloridos, visando a integração e motivação entre os professores a alunos. “Foi realizada em cada escola, com a participação de toda a comunidade, uma votação onde alunos, pais e servidores puderam escolher a pintura a ser realizada na fachada. Foram sugeridas quatro opções. A pintura das fachadas foi executada conforme votação e internamente conforme memorial descritivo, onde cada sala é de uma cor, totalizando sete cores, tendo como referência o arco-íris”, salientou. A engenheira destacou ainda que antes do início da pintura nas unidades, a empresa responsável visita a escola para verificar junto à direção o melhor plano de ação para o início dos serviços, visando o menor impacto no dia a dia usuários.

A diretora da Umei Pés no Chão, Ana Cristina Gonçalves Carvalho, falou sobre a satisfação dos alunos e funcionários com o novo aspecto da unidade. “Estou há cinco anos na Umei e só consegui pensar: como não fizeram esta mudança antes? Estamos localizados em uma região muito carente e muitas vezes os lares dessas crianças é extremamente precário. Para os alunos, estudar em um ambiente como está agora foi motivo de muita alegria e satisfação. O comportamento das crianças é outro e estamos tendo um retorno muito positivo. Este é o grande resultado. A empresa que fez a pintura foi muito profissional e tiveram todos os cuidados com nossos equipamentos, principalmente nas salas mais especializadas com piso de grama ou emborrachado”, disse. A Umei Pés no Chão atende 112 alunos de 3 e 4 anos, nos turnos manhã e tarde.

Estão sendo investidos R$44 milhões em reformas e R$ 11,8 milhões em pinturas. Ao todo, 115 escolas terão serviços de pinturas, obras e outras intervenções. As obras e pinturas estão sendo feitas por etapas e o cronograma se estenderá até o fim de 2018.

Reportagem: Stella Santiago
Publicação: 06/08/2018