Mais 80 agentes de saúde e de endemias são capacitados sobre prevenção à febre maculosa

O grupo de teatro Agente em Cena levou informações aos alunos da Umei Estrela Dalva.

Dando continuidade às ações de prevenção e combate à febre maculosa, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta semana a capacitação de mais de 80 agentes de saúde e agentes de endemias que atuam na regional Nacional, onde há cerca de um mês foi registrado surto da doença. A capacitação foi no salão paroquial da igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Carajás.

“Os agentes estão diretamente em contato com a população, por isso é tão importante eles estarem totalmente capacitados. Passaremos informações epidemiológicas a respeito da febre maculosa, entre outras, para que eles possam no dia a dia informar a população e sanar as dúvidas que surgirem”, destacou o médico veterinário Matheus Araujo, responsável pela capacitação dos agentes.

O agente de saúde Isaac Adiel dos Reis destacou a importância da capacitação para que possa prestar um serviço de excelência à população. “Quanto mais os agentes de saúde e endemias estiverem capacitados, melhor será o atendimento. Sempre surgem perguntas de vários tipos em relação ao carrapato”, disse.

O treinamento foi iniciado com os agentes que trabalham no Nacional, mas Matheus Araujo ressalta que a partir das próximas semanas será estendido a todo o município.

Teatro

Por meio do grupo de teatro Agente em Cena, o Município tem levado informações sobre a bactéria causadora da febre maculosa à população da regional Nacional. O grupo tem percorrido as escolas com uma peça educativa.

O grupo é formado por servidores do setor de Zoonoses de Contagem. Nesta semana, os agentes apresentaram a peça “Cuidados no campo – Febre Maculosa” aos estudantes do Umei Estrela Dalva. A criançada aprendeu sobre os riscos da doença e quais cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do carrapato-estrela.

“O teatro é um complemento do trabalho dos agentes, que vão às casas fazer a vistoria, mas que às vezes não encontram o morador ou são impedidos de entrar. Com a peça conseguimos passar as informações aos estudantes, que são multiplicadores de informação”, destacou a agente de saúde Luiza de Marilac Rocha Faria.

Até o momento foram notificados 102 casos de febre maculosa em Contagem. Seis foram confirmados.

Reportagem: Nelson Augusto
Foto: Fábio Silva