Inscrições para processo seletivo de estudantes da Funec já estão abertas

Candidatos têm até 3 de dezembro para preencher o cadastro eletrônico

Os candidatos interessados em estudar na Fundação de Ensino de Contagem (Funec) no próximo ano, já podem fazer as inscrições para o processo seletivo. O procedimento é feito via formulário eletrônico, disponível no site da prefeitura no link. São necessários o documento de identidade e CPF.

O candidato que não tem acesso à internet pode procurar uma unidade da Funec. As informações com endereços e horários para realização da inscrição estão disponíveis no edital. O prazo para se inscrever ao processo seletivo vai até o dia 3 de dezembro.

A taxa é de R$ 45,00. O candidato que pertencer à família de baixa renda ou estiver desempregado, sem condições de dispor recursos para arcar com a taxa, pode solicitar a isenção da taxa de inscrição. O formulário de pedido de isenção está disponível no site da prefeitura, na aba concursos. A ficha deve ser preenchida e entregue até amanhã (22), na sede administrativa da Funec. O endereço é avenida João César de Oliveira, 2415, Eldorado, de 8h às 17h; conforme edital. O pedido de isenção será analisado e o resultado divulgado no dia no dia 27 de novembro.

As provas serão realizadas no dia 9 de dezembro, sábado, de 15h às 18h. Para 2018, a Funec aumentou a oferta de cursos técnicos. Além de Análises Clínicas, Farmácia, Química e Informática, a fundação abriu vagas para o curso de Segurança do Trabalho.

Outra novidade para o próximo ano é que a Funec passa a ofertar cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio. Também serão oferecidos cursos de educação profissional técnica de nível médio em concomitância externa ou interna (para candidatos que concluíram a primeira série do ensino médio e estão regularmente matriculados na segunda ou terceira série do ensino médio na Funec ou em outra instituição), além do curso médio regular (para candidatos que concluíram o ensino fundamental).

Mudanças nas unidades Centec e Riacho

A partir de 2018, as unidades Centec e Riacho vão atender uma grande demanda da comunidade com maior oferta de cursos técnicos. A medida surgiu como forma de se adequar às necessidades da população e da juventude, que estão em busca de colocação no mercado de trabalho. Serão 455 novas vagas para os cursos técnicos. Em 2017 foram oferecidas 148 vagas.

A reorganização foi discutida entre o presidente da Funec e secretário de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, gestores e diretores das unidades. A meta é tornar as unidades Centec e Riacho em polos de educação tecnológica. “No ano passado foram oferecidas poucas vagas de cursos técnicos e queremos promover um equilíbrio na oferta de vagas. Para que possamos oferecer mais vagas de cursos técnicos foi preciso retirar o curso médio integrado do Centec e Riacho”, destacou Joaquim.

O secretário ainda afirmou que em Contagem não há déficit de vagas de ensino médio regular na rede pública. Portanto, o estudante que estiver cursando o ensino médio dentro ou fora da Funec, poderá optar em fazer o curso técnico na fundação.

Com as mudanças a unidade Centec irá receber, no próximo ano, 240 novos estudantes. Em 2017 foram abertas 90 vagas. Já a unidade Riacho vai ofertar, em 2018, 180 vagas. No processo seletivo do ano passado foram disponibilizadas 58 vagas. Além disso, a Funec Inconfidentes passa a ter o curso técnico de Segurança do Trabalho, com 35 vagas.

Reportagem: Júlio César Santos
Arte: Renata Coura