Inscrições para o Seminário de Educação de Contagem estão abertas

O evento é voltado para profissionais da educação e comunidade

No dia 11 de novembro, o Fórum Municipal de Educação e o Município de Contagem, por meio da Secretaria de Educação, realizarão o Seminário de Educação de Contagem. O evento contará como etapa preparatória para a Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais, e discutirá o tema “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais – SIEP/MG – e a Implementação dos Planos de Educação”, bem como para a Conferência Popular (CONAPE) e a Conferência Nacional (CONAE) de Educação, ambas a serem realizadas em 2018, em Brasília- DF.

O principal objetivo do evento é viabilizar a representação de Contagem nas conferências territorial, estadual, popular e nacional de educação. Por isso, os participantes serão distribuídos em 9 eixos de trabalho, com 40 participantes cada, para discutir o Documento Orientador elaborado pelo Fórum Nacional de Educação e pelo Fórum Estadual de Educação.

Após, serão tirados 43 delegados de Contagem para participar da Conferência Territorial, que ocorrerá no Município de Ibirité, em 25 de novembro de 2017. Os delegados representarão a comunidade escolar e a sociedade civil (dentre profissionais da educação, pais, estudantes, dirigentes, gestores da educação, representantes de instituições públicas e privadas etc), nos 4 segmentos propostos pela CONAPE: educação básica, educação superior, educação profissional e movimentos sociais.

Para se inscrever, é preciso preencher o formulário que está no portal Estuda Contagem. As inscrições são gratuitas e vão até sábado (04). No total, serão 360 participantes que, no ato da inscrição, já escolherão o eixo de discussão e a representação pela qual pretende concorrer a uma vaga de delegado para a etapa territorial.

O Seminário Municipal de Educação de Contagem será na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, que fica na Praça Marília de Dirceu, nº 20, bairro Inconfidentes. A resolução e o documento orientador do Seminário Municipal de Educação já estão disponíveis. O Documento Base em versão integral está no site da Conferência Estadual. Veja aqui.

Eixos do Seminário de Educação de Contagem 2017
eixo-1
eixo-2
eixo-3
eixo-4
eixo-5
eixo-6
eixo-7
eixo-8
eixo-9

Confira abaixo a programação do Seminário Municipal de Educação
8h às 8h30: Credenciamento e café
8h30 às 9h: Abertura
9h às 12h: Grupos de trabalho para discussão, debate e formulação de propostas nos eixos de discussão
12h às 14h: Almoço
14h às 15h30: Eleição de delegados
15h30 às 16h: Café
16h às 17h: Plenária – leitura das propostas formuladas, por eixo
17h às 17h30: Plenária – apresentação dos delegados eleitos, por segmento
17h30: Encerramento.