Inscrições para o Enem movimentam as unidades da Funec

Prazo para as inscrições vai até a próxima sexta-feira (19)

A expectativa é que os 933 alunos que cursam o 3º ano nas unidades da Funec façam as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para que ninguém perca o prazo das inscrições, professores e diretores estão de olho nos alunos. De acordo com a diretora educacional da instituição, Eunice Prado, os educadores dão orientações frequentes em sala de aula e ainda esclarecem dúvidas. “Nosso papel não fica apenas em preparar os estudantes para os testes. Temos o compromisso de incentivá-los e ajudá-los no processo de inscrição”., explica.

Os estudantes da Funec Cruzeiro do Sul estão animados para a maratona de provas que virão. Eles sabem que todo o esforço e foco valerá a pena no final do ano. O estudante Gabriel França Pinto,18 anos, almeja conquistar vaga numa instituição federal e fazer o curso de direito, para prestar concurso público. “Eu sonho em ser promotor de Justiça. Estou focado e tenho me preparado bastante para essa prova. Será a terceira vez que a faço”, diz.

As estudantes Monique Aparecida Marques e Gabriela Alves, ambas de 17 anos, estão animadas. Elas conciliam os estudos com momentos de lazer. As duas afirmam que buscam controlar a ansiedade e que algumas vezes tentam se distrair com algo fora do ambiente escolar.

Monique quer ser psicóloga e busca vaga na Universidade Federal de São João Del Rei. “Desde o início do ano, estou estudando. Sou uma veterana das provas do Enem e quero muito fazer psicologia”, destaca. Gabriela quer lutar por uma vaga em medicina na UFMG e diz que será a primeira vez que vai fazer a prova. “Estou dosando os meus estudos entre escola, casa e cursinho. Quero muito ser pediatra e acredito que todo adolescente deva fazer o Enem para ir em busca dos seus sonhos”, diz a estudante.

Mais de 3,5 milhões de estudantes já fizeram inscrição para o Enem 2017, de acordo com o último balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições começaram em 8 de maio e vão até as 23h59 do dia 19. “É necessário que todos os estudantes façam o Enem para ingressar nas universidades. É muito importante que eles conquistem vagas no curso superior e mercado de trabalho”, salienta Nadir de Oliveira, diretora da Funec Cruzeiro do Sul.

Algumas semanas antes do exame, o Inep divulgará os locais de prova. O exame passará a ser aplicado em dois domingos seguidos (5 e 12 de novembro). Além disso, a ordem das provas será alterada. No primeiro domingo serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com 5h30 de duração. No segundo serão as de matemática e ciências da natureza, com 4h30 de duração. O resultado individual será publicado em 19 de janeiro de 2018.

Todas as informações sobre o Enem 2017 podem consultadas no site (http://enem.inep.gov.br).

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Newton de Castro Resende