Inscrição das chapas de candidatos à direção das escolas será nos dias 9 e 10 de novembro. Eleição será em 2 de dezembro

A Secretaria Municipal de Educação – Seduc e a Fundação de Ensino de Contagem – Funec ofertam Curso de Gestão Escolar aos candidatos a Dirigentes Escolares nesta sexta-feira e sábado, dias 5 e 6 de novembro, respectivamente.

Ao todo 351 candidatos se inscreveram no Curso de Gestão. Eles atuam em 119 unidades de ensino da cidade. Todos os 41 Cemeis do município tiveram candidatos inscritos, assim como as 10 unidades da Funec. Das 70 unidades de Escola Municipal apenas duas não tiveram candidatos inscritos.

São 20 horas totais de formação, sendo 16 horas de atividades síncronas e outras 4 horas de atividades assíncronas, com questões formuladas a partir das temáticas abordadas no curso.

A proposta é apresentar o trabalho da atual gestão da Seduc e Funec, pautadas em uma administração democrática e participativa, bem como a estrutura pedagógica e administrativa das entidades.

Foi apresentada aos candidatos (as), ainda, a concepção pedagógica do município, explicitada no documento “Trilha do Saber”, orientador para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, e no currículo desenvolvido a partir da concepção da educação integral, centrado na criança e estudante.

Também são abordados no curso, desde a estrutura da Seduc e da Funec para atendimento às escolas até questões técnicas da administração como caixa escolar, prestação de contas, merenda e obras. Sempre destacando a questão da probidade, lisura e honestidade, princípios da administração pública.

A inscrição das chapas para Dirigentes Escolares ocorrerão nos dias 9 e 10 de novembro. A eleição será no dia 2 de dezembro, com participação aberta a toda comunidade escolar.

Repórter Fernando Dutra