Inclusão é destaque na revitalização da Escola Municipal Heitor Villa Lobos

A Escola Municipal Heitor Villa Lobos está sendo totalmente revitalizada e a pintura no piso é destaque por permitir inclusão aos alunos com deficiência. As intervenções iniciadas em novembro de 2017 têm previsão de término até o fim de outubro deste ano.

A escola inaugurada em 1992 atende mais de 760 alunos, da Regional Industrial, com a faixa etária entre 6 e 15 anos. Estão sendo feitas melhorias em toda a edificação, pintura de paredes em acabamento acrílico e barrados em acabamento esmalte, pintura de portas, janelas, guarda-corpos, corrimãos, muros, passeios, tetos e pisos do pátio. A restauração está sendo feita de acordo com as diretrizes do memorial descritivo elaborado para o projeto de pintura escolares da cidade, o modelo de pintura foi definido por votação, com participação dos funcionários, alunos e também da comunidade, dentro das quatro possibilidades de pintura existentes.

O engenheiro da Semobs, Thiago Leite, ressalta a necessidade de observar as particularidades de cada escola. “Com o intuito de criar uma integração entre os alunos com deficiência e os demais alunos, foi elaborada uma pintura remetendo a uma via urbana, com faixas de pedestres e de circulação. A proposta surgiu após conversa com o diretor da unidade, e em conjunto com a fiscalização foi definido o modelo de pintura”.

O engenheiro explica ainda como foi possível implantar a proposta de pintura voltada para a inclusão. “A existência do item pintura modular na planilha contratual permitiu que o trabalho fosse desenvolvido sem burocracias. A revitalização de pintura das escolas são de extrema importância para a renovação do ambiente. Isso incentiva a integração escolar e proporciona um ambiente harmonioso e agradável”, justifica.

Para o diretor da escola, Rogério José Lopes, a possibilidade de implantar uma pintura inclusiva é uma inovação humanizada da gestão. “A escola está sendo totalmente revitalizada, isso é um fator extremamente importante para os alunos e funcionários. Estar em um ambiente apropriado e limpo contribui para a melhora na qualidade do ensino e estimula o aprendizado. É preciso ressaltar também que a Semobs se sensibilizou e atendeu de prontidão ao nosso pedido de fazer uma pintura que auxiliasse na integração de todos. É fundamental que a gestão esteja atenta e encontre uma forma de contribuir para que as crianças com deficiência tenham acessibilidade e também possam brincar durante o intervalo”, destaca.

Reportagem: Nayara Vianna
Foto: Elaine Castro