Incentivo à leitura por meio do compartilhamento de livros

Projeto “Container com Letras” facilita o acesso de livros literários e didáticos

Facilitar o acesso à literatura e ampliar as possibilidades de estudo para crianças, jovens e adultos. Estes são os objetivos do projeto “Container com Letras”, em parceria com a Prefeitura de Contagem, por meio da Fundação de Cultura (Fundac).

Desde o mês de novembro, o container se encontra no município e vem recebendo um grande número de pessoas, que contribuem com doações, trocas e aquisições de livros didáticos e literários. Instalado, a princípio, na praça da Jabuticaba, o projeto integrou as festividades de final de ano na Cidade Encantada, recebendo um número aproximado de 200 visitantes por dia, para compartilhar exemplares de livros das mais diversas áreas.

“O compartilhamento é um processo de troca permanente”, explica o coordenador do projeto, Wiler Guerra. “Nosso trabalho é oferecer ao público oportunidades de estudo, leitura e lazer, sem custo algum, através da troca. Basta vir ao container, doar os livros que tiver disponível, ou procurar em nosso acervo os livros que a pessoa necessita”. Com a chegada do ano letivo, o “Container com Letras” tem dado ênfase ao compartilhamento de livros didáticos. “É uma forma de ajudar as pessoas, principalmente as mais carentes”, explica Guerra.

Desde janeiro, o container já recebeu mais de 10 mil visitantes, sendo que em um único dia foram compartilhados mais de mil livros. O presidente da Fundac, Mário Fabiano, destacou a importância desta parceria. “É uma das premissas do nosso trabalho oferecer à população o acesso à cultura em todos os seus aspectos. Mas o compartilhamento de livros vai muito além do fomento à cultura. É investir na educação das pessoas, principalmente das crianças. O hábito da leitura e a oferta de conhecimento é saudável e auxilia no processo de cidadania”, conclui.
O projeto “Container com Letras” funciona, atualmente, de segunda a sábado, das 10 às 18 horas, na praça Iria Diniz, e vai permanecer no local até o final de mês de março. O projeto acontece também em Belo Horizonte, na praça da Liberdade, anexo à biblioteca pública municipal da capital. Em breve será instalado um container na região do Barreiro, e a partir do mês de abril, a região de Vargem das Flores (Nova Contagem) também recebe o “Container com Letras”.

Reportagem: Marcelo Grillo
Publicação: 15/02/2018