Guard forma primeira turma em Contagem

Contagem é a primeira cidade do Estado de Minas Gerais a implantar o programa, que trabalha para conscientizar crianças e adolescentes sobre o uso indevido e abusivo de drogas, prevenção da violência escolar e bullying.

“Depois do Guard, a Bruna é mais obediente, estudiosa, educada e me respeita. Ela valoriza a família, está mais orientada sobre os malefícios das drogas e considero que minha filha é outra com os ensinamentos do programa”. Este foi o depoimento de Lucrecia Izabel Oliveira, mãe da estudante Bruna Izabel Nascimento, de 11 anos. Bruna é uma das alunas formandas da primeira turma do Programa Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard).

No último sábado (23), a Gerência de Proteção Escolar da Guarda Civil de Contagem promoveu a primeira formatura do Guard, na Escola Municipal José Ovídio Guerra. Participaram da solenidade, o secretário municipal de Defesa Social, Décio Camargos, o comandante da Guarda Municipal, Levi Sampaio, o coordenador do Guard, Arlindo Júnior Pereira de Almeida, representantes da Secretaria Municipal de Educação, integrantes da Guarda Municipal, professores, familiares e alunos da Escola Municipal José Ovídio Guerra. Foram entregues os certificados aos alunos das 5ª e 6ª séries, que concluíram os dez encontros do projeto da Guarda de Contagem. A banda da Guarda Municipal marcou presença, apresentando o hino nacional, o de Contagem e o do Guard. As vozes ficaram por conta dos alunos formandos, que também mostraram seus talentos apresentando o hino do Guard em libras.

O Guard é um programa educacional que trabalha para conscientizar crianças e adolescentes sobre o uso indevido e abusivo de drogas, prevenção da violência escolar e bullying. Por meio de dez encontros, os estudantes trabalham temas atuais, a partir de uma análise crítica das influências presentes no mundo moderno, por meio de palestras, teatros e dinâmicas e com a formatura para encerrar todo o processo. Contagem é a primeira cidade a implantar o programa Guard no estado de Minas Gerais, iniciando o projeto piloto nas escolas municipais José Ovídio Guerra e Professor Geraldo Basílio Ramos, atendendo 306 alunos.

Superintendente e coordenador do programa Guard, Arlindo Junior, ressaltou que a formatura foi um dia muito especial porque as crianças são motivadoras para que a sociedade busque uma vida melhor. “Vocês são o futuro na nossa nação. O compromisso que selaram hoje de respeitar os pais, a família, os professores e os colegas será cumprido. Eu confio em vocês. Considero que agora vocês são minha família. É muito gratificante implantar um programa com todas as dificuldades que o Brasil passa, acredito que há uma luz no fim do túnel e é com trabalho que a gente consegue melhorar o nosso país. Para conseguirmos um trabalho de excelência, a família foi muito importante. Nós da guarda instruímos, mas a continuidade é em casa com as famílias. Os professores são os pilares da escola e seremos sempre gratos por todo apoio dado neste período”, agradeceu.

O secretário Décio Camargos agradeceu aos pais, professores e servidores municipais presentes e, principalmente, aqueles que tornaram o Programa Guard possível. “Infelizmente perdi muitos amigos ao longo da vida porque não tiveram a coragem de dizer não às drogas. Faltaram programas como o Guard para alertar e orientar melhor esses jovens que seguiram o caminho errado. Em nome da Guarda Municipal e da Defesa Social quero agradecer pelo trabalho e por estarem aqui nesta formatura, neste dia vitorioso. Queremos ensinar neste programa aquilo que realmente faz bem para a vida das crianças e dos familiares. Um programa que está no início, mas que tem muito a crescer. Os guardar civis que ministram o curso devem ser exemplos para outras cidades. Vocês são servidores sérios, dedicados e que merecem toda a valorização. Abraçaram o programa, as crianças e com muito empenho vamos conseguir levar o Guard para outras escolas e atingir todas as regionais. Depois do Guard não tivemos nenhuma ocorrência nas duas escolas em que está implantado o programa. Este é um sinal do quanto estamos no caminho certo. Queremos uma cidade passiva e segura e isso depende do nosso trabalho”, avaliou.

Amanda Luciano Miguel, 11 anos, é estudante do 5º ano da Escola Municipal Ovídio Guerra, e considera que o Guard ajudou a corrigir muitas coisas que fazia errado. “Meus pais já conversaram comigo sobre drogas e no Guard foi reforçado sobre o quanto elas são péssimas para a vida das pessoas. Aprendemos também sobre o hino nacional, de Contagem e da Guard. Aprendi sobre como ajudar minha família em momentos de dificuldade, a respeitar mais, a valorizar minha família e tudo isso de forma muito divertida. Hoje, eu tenho os guardas que foram instrutores como meus amigos, pois me fizeram muito feliz. Meus pais estão aqui hoje e posso dizer que sou motivo de orgulho para eles”, comemorou.

O comandante Levi Sampaio, ressaltou que o projeto Guard, que vem sendo desenvolvido pela equipe da Patrula Escolar, tem a importância de não só conscientizar as crianças sobre prevenção às drogas, mas sobre regras em geral. “Os alunos participam de um momento cívico, com o hino nacional e aprendem a respeitar a pátria e o próximo. Eles levam também aos pais a conscientização e o alerta sobre a necessidade do filho, após a saída da escola, ser monitorado. O que nós vemos hoje são crianças muito ligadas à informatização, às redes sociais, o que não gera bons resultados. Então o projeto visa conscientizar os pais e também dar uma direção aos bons caminhos para que essas crianças cresçam amando o país”, finalizou.

No sábado, (30), será realizada a formatura dos alunos da Escola Municipal Geraldo Basílio, no bairro Colonial. A expectativa é que o programa seja estendido para outras unidades educacionais do município.

Encontros da Guard

1°– Apresentação da Guarda Civil de Contagem;

2° – Abordagem do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), direitos e deveres;

3° – Pressão de grupo, as influências culturais e modernas da sociedade na escola;

4°– Pressão da mídia, propagandas, conteúdos e informações contemporâneas que formam opiniões;

5°– Estudo das drogas lícitas e ilícitas, as reações no organismo e o que prevê a lei;

6° – Bullying e Cyberbullying nas escolas;

7° – Primeiros socorros;

8°– Valorização da família e da autoestima;

9° – Passeio nas instalações do Comando da Guarda Civil de Contagem;

10° – Formatura com entrega de diplomas, com a apresentação dos alunos para as famílias da canção do Guard em libras.

Reportagem: Stella Santiago
Foto: Ronaldo Leandro
Publicação: 27/11/2019