Funec Riacho é 1º lugar do Enem 2018 pelo segundo ano consecutivo

Tradicional instituição pública de ensino de Contagem obteve a maior nota na prova objetiva entre as escolas municipais e estaduais de Minas.

A unidade Riacho da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) obteve o 1º lugar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2018, entre todas as escolas municipais e estaduais de Minas Gerais. A tradicional instituição de ensino conquistou o topo do ranking pelo segundo ano consecutivo, na média geral, calculada com base nas notas da prova objetiva.

Em Minas, mais de 583 mil estudantes foram submetidos às 180 questões do Exame, além da redação. A Funec Riacho obteve nota 621,31 na prova objetiva. Além da reconhecida qualidade do trabalho pedagógico da Funec, com o empenho da equipe de profissionais que atuam na unidade, o sucesso se deve ao desempenho de estudantes como Cristina Almeida Diniz, de 18 anos.

Cristina fez parte da turma da unidade Riacho que alcançou o excelente resultado no Enem 2018. Ela foi aprovada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) e faz estágio na área de informática da Funec. “Fiquei muito orgulhosa com o nosso resultado. Era muito cansativo ficar o dia todo estudando, mas o esforço nos deu esse retorno. A didática dos professores foi fundamental nesse processo, pois eles sempre nos fizeram acreditar e realmente tivemos uma base muito boa”, comemora.

O resultado do Enem foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na semana passada, com dados de 11.212 escolas de todo o país, sendo 49% públicas e 51% particulares. A vice-presidente da Funec, Raquel Parreira, parabenizou os estudantes, professores e dirigentes da Educação. “Estamos muito orgulhosos com o resultado da Funec Riacho. Ser destaque pelo segundo ano consecutivo só reforça a qualidade do ensino ofertado na instituição. Temos como diretrizes a promoção de uma boa educação, bem como a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho”, disse.

A Funec Riacho oferece o curso de Informática no Ensino Médio Integrado. Os 150 estudantes têm aulas do ensino regular no período da manhã e matérias da área técnica à tarde. A diretora da unidade, Renata Almeida Silva de Lima, destaca que o segredo do sucesso está na integração da equipe. “Procuramos inserir as matérias do curso regular junto com o técnico. Estimulamos os estudos, já que os alunos passam o dia todo na unidade. Eles podem fazer monitoria e os simulados para o Enem. Estamos muito felizes e desejamos que essa seja mais uma de muitas conquistas na carreira dos nossos estudantes”, disse Renata.

Determinação

Tullio Guilherme Silva Santos cursa o 3º ano na Funec Riacho e está se preparando para o Enem. Ele quer fazer Ciências Econômicas e a meta do estudante é ingressar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2019, as provas do Enem serão nos dias 3 e 10 de novembro.

“Por ser integrado, o curso da Funec é muito pesado e difícil, mas eu tenho determinação para conciliar a escola e os estudos. Ficamos felizes por esse resultado tão bom e queremos mantê-lo. Fico tranquilo, porque sei que os nossos professores são muito preparados e nos incentivam demais”, afirma Tullio.

Outras unidades
De acordo com o MEC, outras unidades da Funec também obtiveram resultados expressivos no Enem 2018 entre as escolas públicas estaduais e municipais de Minas. A Inconfidentes ficou em 18º lugar e o Centec em 20º.

Reportagem: Vanessa Trotta
Fotos: Geraldo Tadeu