Funec realiza processo formativo em parceria com Direitos Humanos e Defesa Social para auxiliar estudantes no Concurso de Redação 2021

Na manhã desta quinta-feira (16/09), ocorreu a Palestra de Sensibilização do Concurso de Redação da Funec 2021, cujo tema é “Educação: um caminho na prevenção da violência contra a mulher”. O encontro contou com a presença da superintendente de políticas públicas para mulheres, Neimara Lopes, a subsecretária de prevenção e segurança da Secretaria de Defesa Social de Contagem, Daniela Tiffany, a juíza de direito do TJMG titular da vara de violência doméstica e familiar contra mulheres, Marina de Alcantâra.

A palestra teve o objetivo de envolver os estudantes e a comunidade escolar com o tema e ampliar possíveis ideias relacionadas a ele, para a produção das redações. O evento foi apresentado pela educanda da Fundação de Ensino de Contagem unidade Centec, Beatriz Condé.

Para a superintendente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Neimara Lopes, é uma honra e um orgulho muito grande estar participando de um concurso no município de Contagem. “Estamos construindo um novo tempo que coloca de fato a pauta as mulheres na cidade como prioridade. É importante reforçar essa pauta como necessidade social de uma discussão diária, e que de fato seja feita pelas escolas, onde está começando pela Funec e ganhando toda a rede”, disse.

“Ainda temos praticadas machistas e patriarcais presentes no nosso dia a dia que muitas vezes nem percebemos. É preciso desnaturalizar algumas falas e práticas, e começar a observar com os olhos de igualdade entre homens e mulheres, ou seja, com paridade e equilíbrio. Só a educação poderá de fato transformar para termos um futuro com mais paridade”, finalizou.

Já a subsecretária Daniela Tiffany, demonstrou otimismo quanto à realização do concurso. “Com o pioneirismo da Funec, e pela relevância que acompanha o tema, eu tenho certeza que conseguiremos levar para um número maior de estudantes e para a comunidade escolar a importância desse debate, para que possamos ter pessoas mais comprometidas com uma sociedade menos violenta para todos e todas”, concluiu.

Estavam presentes, ainda, o vice-presidente da Funec Paulo Figueiredo, e o diretor de ensino Marco Antônio.

Repórter Ádria Oliveira e Fernando Dutra