Funec realiza etapas do Processo de Seleção dos Conselheiros Tutelares 2019

Candidatos passaram por provas e curso preparatório ministrado pela Fundação para concorrer às eleições do próximo dia 6 de outubro.

A eleição para escolha dos novos conselheiros tutelares de Contagem ocorrerá no próximo domingo (6/10) em toda a cidade. Para chegar com êxito até o pleito, os candidatos passaram por um processo seletivo realizado pela Fundação de Ensino de Contagem (Funec) em duas etapas.

A primeira etapa do Processo de Seleção dos Conselheiros Tutelares 2019 ocorreu no último dia 7 de julho com a aplicação da prova objetiva e dissertativa. Cerca de 200 candidatos fizeram o concurso.

Já a segunda etapa ocorreu entre os dias 26 de julho a 1º de agosto com a realização do curso preparatório pela Funec, no auditório da unidade Centec. Os temas abordados foram desde o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) até o Sistema de Informação para Infância e Adolescência – SIPIA, bem como as atribuições do Conselho Tutelar e noções sobre a Administração Pública, conforme previstos no edital. A Funec convidou especialistas nas diversas áreas para ministrarem o curso.

Segundo a diretora de Prestação de Serviços da Funec, Carolline Santos Cunha, o curso preparatório foi importante porque além de ser uma fase em que os candidatos tiveram acesso às atribuições da função é também uma forma de capacitá-los para a eleição. “Todos os temas abordados tiveram conteúdo de alto nível passado por profissionais experientes e bastante preparados que atuam no setor”, disse.

Após a eleição, que será executada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) / Contagem, a quarta e última etapa será aplicada pela Funec. Ela consiste no teste psicológico a ser realizado nos dias 24 e 25 de outubro.

Conselho Tutelar

Contagem possui sete conselhos tutelares, um em cada região da cidade. Cada Conselho Tutelar é composto por cinco conselheiros, escolhidos em eleição direta, para atuar na sua região, por um período de quatro anos.

Clique Aqui para saber os locais de votação e mais informações.

Reportagem: Vanessa Trotta
Foto: Ronaldo Leandro
Publicação: 04/10/2019