Funec Nova Contagem participa de MiniOnu na Puc Minas

Cerca de 20 estudantes estiveram no local para a abertura da 20ª edição.

O Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), realizou no último sábado (12), a cerimônia de abertura da 20ª edição do Modelo Intercolegial das Nações Unidas (MiniOnu), que também contou com estudantes da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Nova Contagem.

Cerca de 20 estudantes da Funec Nova Contagem puderam vivenciar, pela primeira vez, o ambiente acadêmico, que até a próxima terça-feira (15), será primordial para transformá-los em delegados que discutirão temas relevantes da agenda internacional. Os jovens adolescentes possuem um projeto denominado “Pensadores Fora do Eixo” que está fomentando, desde 2018, a produção de contos autorais. Através desse projeto, eles se inscreveram, foram aprovados e puderam participar do MiniOnu, na Puc Minas.

Mas, o que mais chamou a atenção foi a iniciativa por parte da própria Funec. A instituição ajudou esses jovens com a doação de roupas (traje social), como blusa, blazer, gravata, sapatos e vestido. Na avaliação do assessor de assuntos Institucionais e Internacionais, Igor Tameirão, a participação dos estudantes e a colaboração da Funec foram positivas para o município. “Trabalhar política internacional com jovens carentes e promissores é um ganho para o Brasil e, também, para a nossa região de Vargem das Flores. Eles mereceram estar aqui e acreditamos que irão sair daqui melhores e prontos para ganharem o mundo com o seu potencial”, destacou Tameirão.

O MiniOnu tem projetos com fins estritamente educativos e não possui relação com os processos oficiais deliberativos do organismo internacional. Nesse processo, os alunos têm a oportunidade de aprimorar não somente os conhecimentos, mas a capacidade de relacionamento, diálogo e gerência dos mais pertinentes assuntos debatidos no mundo.

O jovem estudante do 3ª ano, Gabriel Santos, contou que foi a primeira vez que esteve em um ambiente acadêmico. Ele disse que, por ser morador de Nova Contagem, nunca havia participado de um evento com essa temática. Mas, ele acredita que os assuntos que envolvam o crescimento da humanidade devam ser debatidos em qualquer esfera, sendo ela acadêmica ou não. “Podemos levar o conhecimento aqui adquirido para dentro dos bairros periféricos ou até mesmo a criação de movimentos sociais que reforçam a essa temática de mudança de vida das pessoas”, relatou.

A estudante Clara Vitória de Lima, também do 3ª ano, ficou feliz e com bastante lágrimas nos olhos ao falar da participação do MiniOnu. Ela contou que desde o início, os familiares e amigos de Nova Contagem deram todo apoio na participação dela. “É comum que as pessoas que não conhecem a nossa região tendem a dizer que o local não possui jovens com talento. Sabemos que não é verdade, pois cada um de nós possui sonhos e força de vontade para crescer na vida. Estarmos aqui já valeu a pena e mostrou o quanto podemos ir mais além”, comemorou Clara, em tom otimista.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Paulo Pereira
Publicação: 14/10/2019