Funec leva alunos para conhecer Ouro Preto e Mariana

Alunos da unidade Cruzeiro do Sul farão apresentações sobre a excursão as cidades históricas.

Os estudantes da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Cruzeiro do Sul, fizeram uma visita pedagógica as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana. O objetivo foi proporcionar um trabalho de campo para que os estudantes conheçam o patrimônio histórico e cultural dos locais.

Ao todo, 90 alunos vivenciaram diversas experiências durante o passeio. Foram abordadas questões sociocientíficas visando desenvolver os estudos e o pensamento crítico-reflexivo dos estudantes. “O nosso objetivo foi trabalhar a formação cultural e humana dos alunos. São experiências como essas que transformarão os estudantes em cidadãos”, afirma o professor, Gleison Paulino.

Os alunos tiveram contato com as igrejas, museus e a história das atividades mineradoras que existiram no local durante o período colonial. A visitação serviu também para a elaboração de vídeos que serão apresentados na escola como forma de documentário da viagem.

Para as filmagens, os estudantes pegaram trechos da Igreja de São Francisco de Assis, a Casa dos Contos e o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); e o distrito de Passagem de Mariana, na cidade de Mariana, para conhecer a Mina da Passagem. A apresentação desse trabalho interdisciplinar será feita em sala de aula. Os grupos de alunos terão que demonstrar como foi a viagem e debater os pontos de vistas sobre o que viram e aprenderam.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Divulgação