Funec e Escola Municipal do Bairro Tropical participam da Febrat 2018

Vinte e dois projetos de estudantes de Contagem estão expostos na Feira

As unidades Centec e Riacho da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), participam pelo sexto ano consecutivo da Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat). A Mostra acontece no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Os stands foram tomados por trabalhos científicos dentro das áreas biológicas, exatas e humanas. A unidade Centec conta com 19 projetos. Já a escola do Riacho que levou dois. As duas escolas passaram por uma avaliação inicial no Programa de Incentivo a Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC) e em seguida foram inscritas e aprovadas para a exposição.

Os grupos de cada escola tiveram a missão de criar projetos que visam o bem-estar da comunidade. Temas como o pudim a base de kefir (leite fermentado produzido a partir da ação dos micro-organismos), identificação microbiológica em banheiros, software de gestão de bibliotecas, resíduos sólidos gerados a partir de pilhas, incidência e prevalência de Sífilis, HIV e Hepatite em moradores em situação de rua, entre outros projetos, estiveram são apresentados.

Para o professor da unidade Centec, Rodrigo Lobo, participar da Feira pela sexta vez é algo que deixa os profissionais que atuam na escola confiantes no trabalho desenvolvido. “Eu fico feliz em ver que o PIBIC foi a porta de entrada para os nossos estudantes na Febrat. Acreditamos no potencial de cada um deles e esperamos que em breve possamos participar de mais feiras desse porte”, comemorou.

O estudante do 2º ano de Análises Clínicas do Centec, Esdras Ananias faz parte do grupo que apresenta o estudo sobre a “Incidência e prevalência de sífilis, HIV e hepatite em moradores em situação de rua de Contagem”. O estudo mostrou que mais de 30% dessa população havia contrariado algumas dessas doenças. Para Esdras, além da pesquisa, o tema também teve um cunho social e pode levantar a temática de políticas públicas de saúde. “Fico feliz em estar pela primeira vez aqui na Febrat, mas também fico satisfeito em poder ter feito um projeto voltado para a área que gosto. A nossa ideia inicial foi fazer algo que tivesse um impacto social e assim fizemos testes rápidos para ajudar a essa população em termos de saúde”, explicou.

Escola Municipal da Bairro Tropical

A Escola Municipal do Bairro Tropical, marcou presença na Feira. Duas estudantes mostram como transformar alimentos em fonte de energia para produtos elétricos. As garotas utilizaram batatas para substituir pilhas em uma calculadora.

A escola, por ter a tradição em realizar feiras científicas, inscreveu o projeto das estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Algo inédito, já que a Febrat costuma receber projetos de escolas técnicas.
Durante toda a semana, o projeto da Escola Municipal do Bairro Tropical foi um dos mais visitados. “Acho muito importante criarmos algo que remeta o bem-estar com o meio ambiente. Quem sabe assim no futuro as fontes de energia sejam as mais variadas possíveis”, explica a estudante, Maria Fernanda Alves de Souza.

Para a aluna, Luana Borja, a ansiedade tomou conta no momento em que soube da participação na Febrat. “Participar da Feira aumentou ainda mais minha vontade de entrar para a faculdade e focar em grandes projetos científicos. Hoje foi só o primeiro passo”, finalizou.

Confira mais fotos da Febrat na Galeira 1 e Galeria 2.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu