Funec-Centec realiza a abertura do IX Seminário do PIBIC-JR

O auditório esteve lotado para as apresentações dos projetos científicos.

Desde a última quarta-feira (14/8), a Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Centec, por meio dos estudantes, professores e convidados estão apresentando diversos temas relacionados à pesquisa. Dessa forma, ocorreu a abertura do IX Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR), por meio do II Seminário de Projetos Acadêmicos.

O auditório ficou lotado pelos estudantes dos cursos de Análises Clínicas, Farmácia e Química. Além dos professores, palestrantes e convidados que participaram da cerimônia de abertura. No total, serão quatro dias de programação com 70 temas que vão abordar todas as disciplinas da grade curricular. “O PIBIC vem para coroar o que há de melhor em produção científica. É um diferencial no Ensino Médio, pois são reconhecidos projetos, por meio da comunidade acadêmica e órgãos de fomento à pesquisa”, enfatiza a vice-presidente da Funec, Raquel Parreira Reis Carvalho.

Durante a abertura do PIBIC, o projeto do professor Paulo Henrique Rodrigues, junto com os estudantes Gabriel Keven e Pedro Henrique Vasconcelos, ambos da unidade Riacho, do Curso Técnico de Informática, abordaram o projeto de um software de gestão de bibliotecas para a Funec. “O projeto vai ajudar com o impacto positivo para toda a rede da escola. Conseguimos também apresentar esse nosso projeto fora do país, o que foi uma realização de um sonho”, destaca Paulo.

O projeto desenvolvido na unidade Riacho esteve no Encontro Latinoamericano de Projetos Produtivos, Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de impulsionar a integração educativo-cultural dos jovens latino-americanos por meio do compartilhamento de experiências próprias desenvolvidas em suas escolas com foco no empreendedorismo e inovação. Portanto, fizeram a abertura do Seminário na unidade Centec.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Elias Ramos
Publicação: 15/08/2019