Funec-Centec expõe trabalhos durante feira técnica

Criatividade, empreendedorismo e orientações sobre saúde para a população foram temas dos trabalhos

A Fundação de Ensino de Contagem (Funec) promoveu a Feira Técnica Centec para apresentação e exposição de trabalhos técnicos desenvolvidos pelos alunos do 2º e 3º anos dos cursos de Farmácia, Química e Análises Clínicas da unidade. O objetivo da feira é apresentar à população diversos produtos idealizados e criados pelos alunos, além de oferecer orientação sobre temas ligados à saúde para o público.

Estudante do 3º ano de Análises Clínicas, Guilherme Marcondes Ferreira, 18 anos, falou sobre como são feitos os exames Fator Reumatoide (FR) e PCR, temas do trabalho da turma de formandos que estavam sendo apresentados durante a feira. “O exame serve para identificar, principalmente, a artrite reumatoide e é um marcador importante para o diagnóstico de outras doenças como a esclerodermia, doenças autoimunes da tireoide e lúpus eritematoso sistêmico. Um exame ‘simples’ de ser feito e que o resultado leva em média 30 minutos para ser concluído. Mas é bom frisar que o objetivo de nosso trabalho é de orientar as pessoas sobre a importância da realização dos exames”, destaca.

Para a coordenadora do curso de Farmácia, Luciana Godoy, a feira oferece a oportunidade aos alunos de aperfeiçoarem as práticas profissionais em cada área. “É muito importante que o estudante tenha o domínio prático de sua área profissional. O ambiente escolar deve mesclar o aprendizado teórico com as diversas formas práticas de atuação. E a feira traz essa possibilidade para que o aluno amplie e pratique o que aprende em sala de aula”, reforça.

O grande destaque da feira ficou para os trabalhos do curso de Química, que trouxeram muita criatividade e trabalhos empreendedores. As salas de fabricação de bebidas e cosméticos artesanais foram as mais visitadas durante a feira. Stella Cristina Amorim, 17 anos, falou sobre a ideia de produzir um batom totalmente orgânico e que, além da beleza estética, fosse menos agressivo à saúde em sua composição. “Geralmente usam-se compostos químicos por metais pesados, e nós partimos para o campo do desafio. A maior dificuldade foi encontrar um pigmento que pudesse ficar mais próximo da nossa proposta. O resultado foi muito positivo, pois conseguimos produzir um batom e um hidratante labial quase que 100% orgânico”, observou.

Também foram destaques os trabalhos de produção de uma cerveja artesanal (Domus Solus), uma vodka (ENT) e um perfume (Volúpia), que além de aperfeiçoar as técnicas de aprendizado, deram um tom de empreendedorismo ao evento.

Reportagem: Marcelo Grillo
Fotos: Elias Ramos