Funec abre inscrições para programa de bolsas de incentivo acadêmico

Todos os alunos da fundação podem participar do processo

Com o objetivo de aperfeiçoar o desenvolvimento e o crescimento do ensino, extensão e pesquisa no município, a Fundação de Ensino de Contagem (Funec), abriu inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Projetos Acadêmicos.

Pela primeira vez, o programa de pesquisas será totalmente gerido pela fundação. Além disso, a Funec será a responsável, de forma exclusiva, pelo programa de bolsas. Cerca de 3.400 estudantes das unidades terão a oportunidade de criar e levar ideias que poderão ser utilizadas além da pesquisa.

Os projetos serão apresentados em três modalidades: ensino, extensão e pesquisa. O primeiro, visa a melhoria e o aperfeiçoamento da transmissão do conhecimento por meio de metodologias de ensino. Se o aluno optar pela extensão, ele vai aplicar o conhecimento adquirido dentro da sala de aula na criação ou aperfeiçoamento de produtos ou serviços na sociedade. O terceiro item, pesquisa, abordará o aprimoramento do conhecimento de uma determinada área por meio da pesquisa científica.

Serão disponibilizadas 15 bolsas, concedidas com recursos próprios. Os valores mensais para os estudantes, que tiverem os projetos aprovados, são de R$150,00 e terão a finalidade em auxiliar o aluno na compra de materiais ou em viagens para aprimorar a sua pesquisa. “A nossa intenção é levar os mais diversos projetos a publicação. Sabemos que em cada trabalho existe um diferencial que pode ajudar na vida de outros estudantes e também de toda a comunidade. Queremos investir nos nossos alunos e que eles mostrem todo o seu potencial durante os meses que virão”, destacou a diretora de ensino da Funec, Maria Eunice Prado.

Para participar, o estudante precisa de um orientador que ficará responsável por ajudar no processo de desenvolvimento dos projetos. O professor-orientador só pode dar assistência ao aluno que for da mesma instituição que ele leciona. Também poderá participar o docente que tiver apenas como formação curricular o curso de graduação que a Funec exige. “Esse projeto vai melhorar o senso crítico e aplicar aquilo que o profissional trabalha em sala de aula. A relação entre professor, aluno e comunidade será mais próxima. Eu também acredito que a Funec vai auxiliar o educador e o aluno, futuro pesquisador”, finalizou o coordenador de projetos de bolsas da Funec, Rodrigo Lobo Leite.

O período de inscrição começou na última segunda-feira (19) e vão até o dia 20 de agosto, desse ano. Cada projeto poderá ter entre quatro e oito meses de duração.  A divulgação do resultado será em até 15 dias após a inscrição. Uma banca avaliadora dará o aval ao trabalho inscrito. 

O Programa começa a valer no primeiro dia de março e o término em 20 de dezembro. O edital do Programa Institucional pode ser conferido aqui. Não há taxa de inscrição. Mais informações pelo telefone: (31) 3391-7675 ou enviar e-mail para: funec.pibicjr@edu.contagem.mg.gov.br.

Reportagem: Leonardo Melo
Arte: Renata Coura
Publicação: 21/02/2018