Filme: Preciosa – uma história de esperança

Por: Grupo PIBIC Dê-Pressão – Funec Nova Contagem

Adrian Victor Moreira

Britney Kayla Lidia Fagundes

Helder da Cruz Corrêa

Eliomar de Oliveira Leal

Frederico Alves Lopes

“Preciosa: Uma História de Esperança”, filme lançado em 2009 – baseado no livro Push, escrito pela autora Sapphire, foi dirigido por Lee Daniels, protagonizado pela atriz Gaboury Sidibe, que no filme interpreta a protagonista Claireece “Preciosa” Jones.

O filme “Preciosa” aborda a história de uma jovem de 16 anos, Clareeice “Preciosa” Jones, que sofre violência física e verbal por parte da mãe, e vários abusos sexuais de seu próprio pai. Como consequência dos abusos, “Preciosa” engravida por duas vezes, sendo vítima de estupros dentro da própria casa, ela desenvolveu diversos transtornos psicológicos, difíceis de serem superados.

Diante da realidade vivida pela jovem em casa, surgem problemas cognitivos que afetam a capacidade de leitura e escrita, sendo outro reflexo dessas agressões, a rejeição da sua própria aparência. “Preciosa” é uma jovem gorda e negra que começa a renegar sua própria aparência. Em uma cena do filme, a protagonista se olha no espelho e se imagina branca e loira, pensa que, assim, seria aceita e respeitada pelos pais e por toda sociedade, fato presente devido ao racismo estrutural nos Estados Unidos.

A trama é densa e, durante a gravidez do segundo filho, sua escola tradicional não consegue dar conta dos problemas da jovem, encaminhando-a para um projeto educacional alternativo, intitulado “cada um ensina cada um”. Ali, naquele projeto, ela conhece a professora Sra. Rain, que percebe sua dificuldade em aprender, e a incentiva escrever um diário relatando tudo sobre sua vida. Entre Rain (sua professora) e “Preciosa” começa, a partir desse momento, uma relação de amizade, com a garota se sentindo segura, relatando toda sua história de vida para a professora, abrindo-se, com seus anseios e angústias.

O filme aborda traumas, abusos e violências, mostrando como esse tipo de situação, vivida por muitos jovens, prejudica o aprendizado, e a maioria das escolas não estão preparadas para tratar e cuidar da saúde mental dos estudantes. É preciso criar, urgentemente, mecanismos, suportes, formações e projetos para tratamento psicológico e apoio às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, às vezes, até pela condição que vivem em casa. Dessa forma, haverá uma diminuição considerável da depressão que atinge muitos jovens de diversas classes sociais.

“Preciosa” comprova que há saída, é preciso sensibilidade e atenção por parte de professores e estudantes para enfrentar o racismo, a gordofobia e a depressão, desafios tão presentes no cotidiano escolar.

 

Título no Brasil: Preciosa: uma história de esperança

Título Original: Precious: Base on Nol by Saf

Ano Lançamento: 2009

Gênero: Drama/Independente

País de Origem: Estados Unidos

Duração: 110 minutos

Direção: Lee Daniels

Idade Indicativa: 16 anos

 

Para assistir ao filme completo, click no link: https://www.youtube.com/watch?v=rGAkI3HTlpc