Festival Paralímpico agitou a praça Nossa Senhora da Glória no final de semana

Cerca de 130 estudantes, com idade entre 10 e 17 anos, puderam praticar e conhecer um pouco mais das modalidades de basquete em cadeiras de rodas, parabadminton e atletismo.

Uma das tradicionais praças de Contagem, a Praça Nossa Senhora da Glória, localizada no bairro Eldorado, recebeu no sábado (21/9), o Festival Paralímpico 2019. O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, reuniu cerca de 130 estudantes com e sem deficiência, com idade entre 10 e 17 anos, que puderam praticar e conhecer um pouco mais das modalidades de basquete em cadeiras de rodas, parabadminton e atletismo.

“O esporte é uma ferramenta importante na sociedade, agrega valores para as pessoas com e sem deficiência. Hoje, estamos participando deste evento de inclusão social, mostrando para as pessoas o quanto é bom praticar o esporte, mesmo estando sentado em uma cadeira de rodas”, destacou o atleta José Matias Gonçalves de Abreu, conhecido como Jamaica, campeão brasileiro e sul-americano na modalidade de Vela Adaptada. Ele, atualmente, atua no basquete em cadeira de rodas pela Associação de Deficientes de Contagem.

O festival é promovido simultaneamente em várias cidades do Brasil e, pela primeira vez, foi promovido em Contagem com apoio das secretarias municipais de Cultura, Esporte e Juventude e de Educação.

Reportagem: Nelson Augusto
Foto: Fábio Silva
Publicação: 24/09/2019