Estudantes trocam experiências literárias em intercâmbio

A visita teve como foco o famigerado clássico literário Correspondências, de Bartolomeu Campos de Queirós.

Estudantes da cidade de Papagaios, no Centro-Oeste de Minas, visitaram Contagem para mais uma fase do projeto “Correspondências”, baseado na obra do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. A proposta, criada pela servidora da área de inclusão da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Maria da Conceição de Oliveira, contribue para incentivar o hábito da escrita e da leitura.

Os alunos foram recepcionados por estudantes da Escola Municipal Professora Maria Olintha, na Praça Presidente Tancredo Neves. Três escolas de Papagaios foram selecionadas para visitar o município. A Escola Estadual Jacir Lopes Duarte, Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida e o Educandário Cecília Meirelles, instituição particular, enviaram jovens para o intercâmbio. “O projeto é maravilhoso. Trabalhamos de maneira divergente e temos a certeza que somente a literatura faz nascer o novo na escola”, destaca Rosa Maria Filgueiras, fundadora e secretária-executiva da Associação Cultural Bartolomeu Campos de Queirós.

Após a receptividade, os estudantes foram convidados a participar de uma contação de história no coreto da praça. “É um prazer fazermos parte desse projeto e também por estarmos aqui recepcionando os estudantes. O intercâmbio entre escolas é de extrema importância no que que diz respeito ao aprendizado”, enfatiza Maria de Abreu, professora da Escola Municipal Professora Maria Olintha.

A estudante da cidade de Papagaios, Lívia Pereira Faria, de 10 anos, ressaltou a importância do projeto e como ele mudou a forma de estudo dela. “Eu vejo o projeto como uma nova forma de aprender, acredito que os clássicos do Bartolomeu trazem formas para melhorarmos a escrita e a leitura”, afirmou Lívia.

Quem também gostou da cidade e adorou em fazer parte da comitiva que veio para Contagem foi o aluno Wellington de Almeida Pereira, também de 10 anos. “Estou muito emocionado por visitar Contagem, achei a cidade linda. Fazer parte do projeto é algo bom para todos nós”, explicou.

A secretária-adjunta de Educação, Claudia Caldeira Soares também é uma grande incentivadora do projeto. “Projetos como o que vimos hoje são de extrema importância para o desenvolvimento das crianças e adolescentes de Contagem”, finalizou.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Elaine Castro