Estudantes são premiadas em concurso de redação da Funec, que teve como tema: “Educação: um caminho na prevenção da violência contra a mulher”

A premiação do Concurso de Redação da Fundação de Ensino de Contagem – Funec ocorreu na tarde desta segunda-feira (25/10), no auditório da unidade Centec. Foram premiadas as cinco melhores redações durante a cerimônia, que contou com a participação da prefeita Marília Campos e de autoridades do município.

O tema da redação foi “Educação: um caminho na prevenção da violência contra a mulher” e contou com 348 inscrições de todas as unidades da Funec. Foram selecionadas as melhores redações de cada unidade e, então, escolhidas as cinco vencedoras pela comissão central.

Os prêmios foram disponibilizados pelas instituições parceiras Una Contagem (tablets) e Shopping Oiapoque Eldorado (notebook e vale-compras). A mestra de cerimônia foi a estudante do 3º ano, do curso Técnico em Química da Funec/Centec, Beatriz Condé.

A prefeita de Contagem, Marília Campos, ressaltou a importância de envolver toda a comunidade na pauta do combate à violência contra a mulher e o desenvolvimento de políticas públicas sobre o tema. “A disputa é por mais mulheres nos espaços institucionais, uma luta permanente para combater as violências contra as mulheres. Para enfrentar essa situação, mais do que tudo, é preciso reeducar, por meio de uma política educacional libertadora vamos desenvolver isso no nosso município. Parabenizo a todos (as) os (as) participantes, educadores (as) e organizadores (as) por essa importante iniciativa. É assim que a gente constrói um mundo melhor, nos preparando, culturalmente, para construir a igualdade entre homens e mulheres”, afirmou.

Camile Silva de Azevedo, estudante da Funec Cruzeiro do Sul, ficou com a quinta colocação e ganhou um tablet e R$100,00 em vale-compras no Shopping Oiapoque Eldorado e se disse satisfeita com o resultado. “Fiquei muito contente de ser uma das primeiras entre tantas redações boas. Sempre gostei de comentar sobre o tema e comecei a pesquisar e complementar o que eu já pensava e a construir meus argumentos”.

As estudantes Maria Eduarda Gomes Silva dos Anjos (Funec Industrial) e Marina Ribeiro Melo de Oliveira (Funec Ressaca) não tiveram dificuldade em desenvolver o tema da redação, uma vez que ambas já se interessam e debatem o assunto no seu dia-a-dia. Maria Eduarda ficou em quarto lugar e ganhou um tablet e R$200,00 em vale-compras, enquanto Marina conquistou o terceiro lugar e ganhou um tablet e R$300,00 em vale-compras.

Já a segunda colocada no concurso, Thaís Cristina Aguiar Silva, da Funec Petrolândia, se disse surpresa com o resultado e apontou o desafio para construir a redação. “Escrever em poucas linhas é muito difícil, mas foi muito importante porque é um tema muito delicado, aprofundado e extremamente difícil”, explicou. Thaís ganhou um tablet e R$400,00 em vale-compras.

Para o proprietário do Shopping Oiapoque Eldorado e parceiro do concurso de redação, Mário Valadares, a violência contra as mulheres “tem que acabar. As injustiças, a discriminação e a violência têm que ser combatidas”, apontou.

Amanda Simões, representante da Una Contagem, por sua vez, destacou as parcerias da instituição com a Seduc e com a Prefeitura em diversas frentes. “A pauta da violência contra a mulher é muito importante. Esperamos estreitar ainda mais nossas parcerias e contribuir com a cidade”, afirmou.

Essas parcerias são importantes para ampliar o debate e “permitir a reflexão e conscientização da sociedade” no combate às práticas de violência contra as mulheres, como afirmou a presidenta da Funec e secretária de Educação de Contagem, Telma Fernanda Ribeiro. “Educar é uma busca constante por humanização. O ser humano não pode ficar neutro frente ao mundo. Nossa preocupação é com a formação da juventude e a construção de uma sociedade livre de toda e qualquer forma de manifestação que possa ferir a dignidade humana”, ressaltou Telma Ribeiro, que ainda parabenizou as estudantes premiadas por se aprofundarem no assunto e darem visibilidade à luta das mulheres.

Para a vencedora do concurso de redação da Funec, Rebeca Aguilar Ferreira (Funec Inconfidentes), ganhadora de um notebook e R$500,00 em vale-compras no Shopping Oiapoque Eldorado, mais do que o prêmio, o objetivo era conseguir alcançar as pessoas. “Isso já está valendo a vitória. Estou muito feliz, não estou nem acreditando”, comemorou.

Rebeca revelou a dificuldade para desenvolver a redação, mas aprovou o tema proposto. “Eu gostei muito da proposta, é um assunto que tem que ser levado para todos os lugares e não ficar só dentro da escola. É um tema que causa muita revolta e tem até uma barreira que nos impede de falar de tão profundo e tão sério que ele é. Assisti várias coisas sobre o tema, fiz muitos rascunhos até que encontrei a inspiração, e vi que eu não podia ter medo de falar. Escrevi tudo aquilo que acredito sobre o assunto e foi de forma natural”, apontou a vencedora.

Participaram do evento a subsecretária de Prevenção e Segurança, da Secretaria de Defesa Social,Daniela Tifany; o professor Paulo Figueiredo, Vice-Presidente da Funec;o vereador Pastor Itamar; o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, na ocasião, representando o presidente da Casa, vereador Alex Chiodi; dirigentes escolares, professores, professoras e estudantes da Funec.

Veja, abaixo, as fotos da cerimônia.

Premiação do Concurso de Redação – Educação, Caminhos na Prevenção da Violência Contra a Mulher

Repórter Fernando Dutra e Ádria Oliveira

Foto Luci Sallum/PMC