Estudantes participam de desfile com comemoração à Independência do Brasil

Ato em Contagem reuniu 350 estudantes da rede municipal de ensino

Estudantes de sete escolas municipais de Contagem participaram do desfile em comemoração aos 196 anos de independência do Brasil. As comemorações no município foram realizadas no dia 1º de setembro. O desfile cívico-militar contou com a participação de várias instituições da área de segurança. A marcha saiu da praça Paulo Pinheiro Chagas em direção ao Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz.

Foram duas horas e meia de apresentações. O público pôde conferir o desfile dos carros blindados do Exército, pelotões, guarda-bandeiras e bandas da PM, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil de Contagem, pelotão do Sistema Prisional, Polícia Federal, além da frota de viaturas e motocicletas da PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Transcon, Samu, Sistema Prisional, Guarda Civil de Contagem e Defesa Civil.

Cerca de 350 estudantes da rede municipal participaram da solenidade. As escolas marcharam ao som do Hino Nacional Brasileiro. A bandeira de cada instituição era levada em posição de destaque. “A participação das escolas em eventos como este é essencial para os estudantes aprenderem questões relacionadas à ética, cidadania e patriotismo. Atualmente, nas escolas de Contagem, são desenvolvidas ações que ajudam a perpetuar esses valores. O momento cívico, com a execução dos hinos Nacional e de Contagem, no pátio das instituições, é uma ação que desperta o patriotismo nos estudantes. Defender a nossa essência é um dos caminhos para a construção de uma pátria mais nobre”, destacou o subsecretário de gestão e operações, Sérgio Mendes.

Participaram do desfile os estudantes a E.M. Dona Cordelina da Silveira, E.M.Glória Marques Diniz, E.M. Professor Ricardo Bráz Gomes, Professora Maria Olintha, E.M. Randolfo José da Rocha, E.M. Renê Chateubriant e E.M.Vereador Jésu Milton.

Reportagem: Júlio César Santos
Fotos: Elaine Castro