Estudantes participam de concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Trinta estudantes de Contagem prestigiaram a apresentação na sala de concertos Minas Gerais, na capital

Estudantes entre 8 e 14 anos da rede municipal de ensino foram convidados para assistirem a um concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O espetáculo ocorreu na sala de concertos Minas Gerais, na capital mineira, e reuniu dezenas de escolas da rede pública do estado.

Contagem foi representada por 30 estudantes da Escola Municipal Josefina de Souza Lima, que participam de aulas de reforço e oficinas, no contraturno, no Educarte Estação do Saber.

O espetáculo, intitulado como “Concertos Didáticos” é uma aula sobre instrumentos, afinação musical e história da música clássica. A cada apresentação o maestro explica ao público a origem das músicas e apresenta função de cada instrumento.

Músicas mundialmente conhecidas, como O Moldávia, de Smetana; a Marcha Nupcial, de Mendelssohn; Batuque, do brasileiro Nepomuceno; e a ópera Guilherme Tell, do compositor Gioachino Rossini, aguçaram a imaginação dos estudantes. João Carvalho Pereira, matriculado no 6º ano, ficou bastante empolgado. Fez questão de se sentar na primeira fileira e não tirou os olhos do palco. “Eu adorei ter vindo na Sala Minas Gerais e pretendo voltar com a minha família. As músicas são muito bonitas. Eu adorei também a forma como o maestro explica a história de cada uma delas. Agora descobri que pretendo tocar harpa”, destacou.

Foram duas horas de espetáculo. Todos os estudantes que prestigiaram o evento participam da oficina de tambores, do Educarte Estação do Saber. Segundo a diretora, Eloisa Horta, conhecer a orquestra é uma forma de aprofundar o aprendizado musical “A nossa ideia é trazer um novo olhar dos estudantes para a música clássica. Toda forma de conhecimento é sempre bem-vinda e quando falamos de repertório é essencial eles entenderem o contexto histórico e cultural”, explicou Eloisa.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu