Estudantes participam de comemorações dos 65 anos da Biblioteca Pública

Programação trouxe teatro e cantigas folclóricas.

A prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promoveu uma apresentação do grupo Contadores de Histórias, para estudantes da rede pública municipal. Alunos das escolas municipais Doutor Sabino Barroso e Eli Horta Costa acompanharam as apresentações no Teatro Casa Azul, no Centro Cultural.

O projeto integra as ações da Seduc como ferramenta de ampliação e incentivo à leitura. De acordo com o coordenador do grupo, Walter Samarini, o objetivo é aproximar os estudantes da literatura por meio de apresentações interativas dentro das escolas e espaços públicos da cidade.

Canções do folclore brasileiro, trava línguas, adivinhações, entre outras atividades lúdicas, fizeram parte do repertório apresentado pelo grupo. Creuza Almeida, bibliotecária aposentada e homenageada pelo grupo de atores, acompanhou uma das apresentações. “Cada canção que ouço nas vozes das crianças, me traz a sensação de dever cumprido”, diz a servidora, que iniciou suas atividades na própria biblioteca municipal.

Cerca de 130 estudantes da Doutor Sabino Barroso assistiram ao evento juntamente com professores e diretores da escola. A vice-diretora, Iara de Queiróz, afirmou que o projeto é ideal para o incentivo à leitura. “A contação de histórias é a melhor ferramenta para aproximar as crianças da leitura. E o convite para esta apresentação veio de encontro ao trabalho que estamos desenvolvendo com nossos alunos atualmente”.

A participação dos alunos foi destaque durante a apresentação. Humberto, de 8 anos, era um dos mais animados. Com as letras das músicas decoradas, ele também foi o “craque” nas adivinhações. E ainda ponderou: “Faltou a música da mula sem cabeça”.

O projeto Contadores de Histórias celebrou os 65 anos de fundação da Biblioteca Pública Municipal Doutor Edson Diniz, atualmente funcionando no Centro Cultural – Casa Rosa. O grupo se apresenta gratuitamente nas escolas, de acordo com programação e agenda.

Grupo Contadores de Histórias
Coordenação: Walter Samarini
Atores, cantores: Itamar Sandes, Jane Nascimento, Bel Bettina, Hélida Rosa.

Reportagem: Marcelo Grillo
Fotos: Ricardo Lima