Estudantes e professores são premiados em concurso sobre meio ambiente

Concurso teve como tema a energia nas cidades

A Escola Municipal Pedro Pacheco de Souza ficou entre os três trabalhos ganhadores do Prêmio Arcelor Mittal de Meio Ambiente. Os estudantes participantes receberam medalhas pelo projeto que visa a melhoria de qualidade na vida dos trabalhadores do bairro Peróbas.

Durante uma visita ao aterro Sanitário de Contagem, os alunos perceberam que uma máquina usada pelos trabalhadores não estava funcionando devido ao consumo elevado de energia. “Pensamos em algo que funcionasse à base de energia sustentável e que não tivesse custo. Fizemos um pequeno protótipo que possui materiais recicláveis como garrafas de plástico e hélices de ventiladores usados que captam a energia eólica e a transforma em combustível.” explica Bárbara Dornelas, uma das integrantes do grupo.

As ideias foram desenvolvidas em sala de aula com a supervisão dos professores da disciplina de geografia e ciências, que também foram premiados com medalhas de bronze e um certificado.

“O grupo estudou a fundo o tema escolhido dentro da possibilidade e capacidade de cada um, então entenderam a importância da reciclagem e sustentabilidade. Tivemos o prazer de ser contemplados em 3° lugar com esse projeto” diz o professor Wenderson Chaves de Assis.

Reportagem e foto: Nayara Macedo (sob supervisão de Júlio César Santos)