Estudantes e educadores debatem sobre participação do negro na mídia

O foco é a valorização do negro nos meios de comunicação

Cerca de 80 estudantes do 7º ao 9º ano das escolas municipais Eli Horta Costa e Estudante Leonardo Sadra, localizadas na regional Sede, participaram da roda de conversa sobre a atuação do negro na mídia. O bate papo ocorreu no espaço cultural Casa Azul.

O debate foi mediado pela coordenadora dos projetos de Diversidade da Secretaria Municipal de Educação, Edirléia Pádua e contou com a participação de pessoas de diversos segmentos sociais. Os estudantes e educadores tiveram a oportunidade de interagir, realizando perguntas e opinando sobre o papel do negro nas plataformas de mídia.

Objetivo do evento foi despertar opiniões e pensamentos críticos através de informações e debates sobre assuntos atuais. “Esse debate propõe focar os olhares para a representatividade nesse importante canal social. Viemos discutir porque a população negra sendo a maioria com 54%, é minoria no sentido de representação. Sendo invisível nos meios de comunicação, seja no campo institucional e no espaço de poder.” Explica o empreendedor social, Rafael Aquino.

A coordenadora dos Projetos de Diversidade da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) Edirléia Pádua, explica a importância de dar continuidade ao bate papo nas instituições. “As escolas precisam de organizar, solicitar e planejar para ter esse movimento. Não tem luta com o preconceito sem informação e nós precisamos fazer esse combate para um mundo melhor.”

Foram quatro horas de discussões. Os estudantes aprovaram a ação e esperam mais debates sobre o tema. “São poucas escolas que fazem esse tipo de movimento. Eu fico feliz porque já sofri preconceito e é um momento em que podemos expressar o que é a nossa cor e o que ela representa”, comenta a estudante do 8º ano da Escola Municipal Leonardo Sadra, Estéfane Eduarda Oliveira.

Reportagem: Nayara Macedo (Sob supervisão de Júlio César Santos)
Fotos: Elaine Castro
Publicação: 23/05/2018