Estudantes e educadores da Funec apresentarão pesquisas em congresso de saúde

Congresso vai reunir trabalhos de pesquisadores de todo o mundo

Estudantes e educadores da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), Unidade Centec, foram selecionados para apresentarem dois projetos de pesquisa no 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

O projeto dos estudantes 3º ano integrado do curso de Análises Clínicas, André de Freitas Moreira e Marcela do Santos Matozinhos foi selecionado entre seis mil trabalhos desenvolvidos por outros estudantes e profissionais de todo o mundo. São diversos temas voltados para a saúde.

Os estudantes da Funec vão falar sobre a Prevalência dos Estudos Renais em Alunos do Ensino Médio Público. O trabalho aborda os riscos da deficiência da alimentação ou dieta inadequada a base de alimentos industrializados, ricos em sódio, associada à baixa ingestão de água por estudantes.

Os adolescentes fizeram um mapeamento sobre os hábitos alimentares dos estudantes do 2º e 3º anos na Funec Centec e Funec Riacho. “A gente procurou relacionar a rotina de cada estudante ao impacto que ela tem na hidratação e alimentação dentro da escola. E também como essa rotina, as vezes estressante, pode trazer males ao dia a dia daquele aluno”, afirma André.

Por meios de exames laboratoriais os resultados mostraram que 80% dos estudantes não estão alimentando corretamente e consumindo a quantidade de água recomendada, que são de três litros diários. Os resultados foram tabulados após exames de urina e creatinina. “Por estarmos preocupados com essa geração, vimos que o brasileiro de maneira geral tem deixado a saúde, colocando em primeiro plano a rotina. Atitude que pode causar complicações no futuro”, finalizou Marcela.

Dois educadores da Funec Centec também foram selecionados para apresentarem projetos no congresso. A pesquisa intitulada como “Validação dos Glicosímetros” foi desenvolvida pela professora e bióloga, Cynthia Alessandra Bello e pelo vice-diretor, Reinaldo Nogueira. O trabalho afirma que o resultado de exame de glicose será confiável e o equipamento terá longa duração quando o glicosímetro for mantido limpo e bem acondicionado. “Há uma ideia que o aparelho de medição de glicose há prazo de validade. Contradizemos quando apresentamos as técnicas de armazenamento. Os cuidados adequados com o aparelho fazem com que ele apresente resultados idênticos aos exames que são realizados em laboratórios”, explica Cynthia.

Os educadores realizaram a pesquisa com aparelhos de diversas marcas. Todos os glicosímetros foram expostos às mesmas condições de armazenamento e cuidados. Os pesquisadores concluíram que independente do tempo de uso ou da marca não há divergências nos resultados quando os aparelhos estão bem acondicionados.

O 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial será realizado entre os dias 25 e 28 de setembro em Florianópolis, Santa Catarina. “A gente fica orgulhoso em meio a tantos projetos termos sido selecionados. Isso evidencia os indicadores da qualidade de ensino na Funec”, destaca o vice-diretor, Reinaldo Nogueira.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu
Publicação: 24/07/2018