Estudantes dos cursos de Formação Continuada da Funec Ressaca se dizem preparados para o mercado de trabalho durante confraternização de encerramento

Estudantes dos cursos de Formação Inicial Continuada, da Fundação de Ensino de Contagem – Funec, nas áreas de Almoxarife, Recepcionista e Auxiliar de Transporte, Movimentação e Distribuição de Cargas, todos na unidade Ressaca, concluíram os estudos e promoveram uma confraternização na terça-feira (9/11).

Os cursos tiveram início em agosto de 2021, integram o Programa Novos Caminhos, do Governo Federal e são voltados para maiores de 16 anos com fundamental 2 (7º ao 9º ano) incompleto. Todos os materiais didáticos são disponibilizados de forma gratuita, e os estudantes têm direito a auxílio passagem e lanche, ofertados pela Funec.

Para a coordenadora Geral do Programa Novos Caminhos da Funec, Clarice Helena, a confraternização é um momento importante para consolidar a formação e a integração de estudantes, professores e equipe.

“Eles (estudantes) se propuseram a fazer tudo, junto conosco, e hoje estamos aqui, colhendo o produto final dessas aulas e também das dificuldades que foram superadas ao longo dos cursos. Tenho certeza que estão saindo infinitamente melhores do ponto de vista profissional e pessoal”, declarou Clarice.

O diretor de Recursos Humanos da Funec, Alexandre Bertolino, afirmou que os estudantes saem dos cursos preparados para o mercado de trabalho, mas ressaltou a necessidade deles continuarem em busca de conhecimento e formação. “Desejo a todos muita sorte, perseverança, insistência e que continuem buscando informações e se dedicando aos estudos”, afirmou.

O curso de Almoxarife teve 60 estudantes matriculados em agosto e, ao fim do processo, alguns já estavam empregados no mercado. O professor Emerson Ludgero ressaltou a participação dos educandos nas atividades, tornando o curso muito proveitoso. “Fizeram todas as atividades, participaram em conjunto com trabalhos em grupo, e isso deu um aproveitamento muito grande para eles”, disse.

Da mesma forma, José Antônio, também professor do curso de Almoxarife, reforça que os estudantes saem prontos para “enfrentar o mercado de trabalho” e que “terão sucesso com o conhecimento que adquiriram ao longo dos meses”.

Esse é o sentimento de Alessandra Laurenço, formanda do curso de Almoxarife, confiante para exercer o ofício. “Saio daqui com outra mente, autoconfiante e tendo certeza de que estou pronta e capacitada para exercer a minha nova profissão”, sentenciou.

Érika Seixas formou no curso de Recepcionista e destacou o “desenvolvimento de novas habilidades e relacionamentos interpessoais” adquiridos ao longo das aulas e do convívio com os colegas. “Estava depressiva e vir às aulas me motivou muito e me fez sair do estágio depressivo. Só tenho a agradecer à coordenação, ajudantes e professoras. Agora é correr atrás, continuar batalhando e me capacitando”, destacou.

A professora do curso de Recepcionista, Patrícia Cristina Oliveira, procurou passar toda sua experiência e bagagem na profissão. “Estão prontos para o mercado. Se empenharam e se dedicaram em todo o curso”, afirmou.

Zoé Maria Vieira, professora do mesmo curso, apontou a exigência tanto das professoras quanto das educandas na formação. “Exigiu de todos nós muito tempo, agilidade e, na verdade, fizemos o melhor, tanto na parte teórica quanto na parte prática. Todos os estudantes estão 100% preparados para o mercado de trabalho”, comemorou.

Os estudantes do curso de Auxiliar de Transporte, Movimentação e Distribuição de Cargas ainda terão mais alguns dias de aula pela frente, mas também participaram da celebração.

Para o professor Gustavo Andrade o conteúdo e a grade curricular foram “bem distribuídas” e “compatíveis” com as demandas do mercado. “O mais importante de tudo é que criamos personalidades de caráter que estão prontos para a profissão”, disse.

A estudante Gislaine da Cruz acredita que o curso de Auxiliar de Transporte será muito importante para seu futuro profissional. “Hoje em dia tudo envolve logística. É um curso exemplar e muito importante no mercado de trabalho. Estou preparada e, inclusive, já fiz entrevista para uma oportunidade de trabalho. Antes do curso eu não tinha ideia do que eu queria exercer como profissão, agora sei que quero me especializar na área de logística”, concluiu.

FIC – Novos Caminhos

A Funec oferece dentro do programa Novos Caminhos, ainda, os cursos de Programador (a) Web e Desenhista de Produtos Gráficos Web, Técnico em Enfermagem, Recepcionista em Serviços de Saúde, Auxiliar de Cozinha e Salgadeiro (a).

O programa “Novos Caminhos” tem o objetivo de proporcionar uma formação técnica e qualificação profissional para as pessoas que se encontram fora do mercado de trabalho e precisam se qualificar, ou para os cidadãos e cidadãs que já estão trabalhando mas precisam manter e aprimorar a sua profissão.

Repórter Fernando Dutra