Estudantes do Centro de Inclusão Antônio Carlos Lemos se apresentam em Congresso Internacional

Contagem apresentou oito trabalhos no Congresso

Em uma tarde festiva e movimentada, cerca de 30 estudantes do Centro de Inclusão Antônio Carlos Lemos realizaram apresentações de capoeira e percussão na 4º edição do Brain Connection Brasil. O evento aconteceu no Othon Palace, no Centro de Belo Horizonte, com centenas de pessoas. O congresso abordou diversas temáticas sobre à Neurociência aplicada na área educacional.

A organizadora do evento e terapeuta com formação em neurociência, Ângela Mathilde, disse que foi uma alegria enorme receber os estudantes para as apresentações. “Foi muito impactante e levou muitas pessoas a reflexão. Eles, com todas as limitações, mostraram para nós que ainda há esperança de viver, esperança na educação, na inclusão e nos professores que investem nessa inclusão. Quero parabenizar Contagem e a Sebastiana Rangel pelo lindo trabalho feito com todos eles”, alegou.

De acordo com Sebastiana, coordenadora do Centro, através da música e da atividade física é possível fazer a inclusão da pessoa com deficiência. “Pensando na inteligência múltipla e nas habilidades que cada um tem é que nós trabalhamos nas oficinas na Antônio Carlos Lemos, onde são realizadas atividades artísticas, culturais e esportivas. O mais importante é que cada um, com seu conhecimento e habilidade, mostrou durante a apresentação, com muita desenvoltura, tudo que vem aprendendo nas oficinas no Centro de Inclusão. Por isso é tão importante termos e mantermos o espaço”, disse.

Para a superintendente de Projetos Especiais da Secretaria de Educação de Contagem, Ludmilla Skrepchuk, foi um momento único e de grande emoção. “Ficamos muito felizes com a abertura desse espaço dentro de um evento de grande magnitude e importância para a área da educação e saúde, para podermos oportunizar a apresentação desses dois grupos culturais. Foi um momento de o Centro levar para dentro de um congresso internacional a apresentação da percussão e capoeira inclusiva. Essa é uma inclusão que acreditamos, com integração, com participação, presença, igualdade de condição com outras pessoas”.

O Congresso
Brain Connection é um congresso que já se tornou conhecido no Brasil pelo diálogo entre pesquisadores, professores, acadêmicos, profissionais e comunidade na abordagem de diversas temáticas sobre à Neurociência aplicada na área educacional.

O evento oferece um espaço de discussão e socialização entre comunidade local e os atores dos múltiplos núcleos da neurociência. Ele faz parte da Chancela Internacional Erasmus+, sendo o único evento nacional da área reconhecido por essa iniciativa. Valoriza temas relevantes de pesquisa para apoio às políticas de inclusão e práticas institucionais voltadas para a inclusão.

Reportagem: Raquel Lopes
Publicação: 14/11/2018